Reiki: benefícios, como funciona, para que serve e outras curiosidades

By evoluirjuntos - julho 01, 2019





Muitas pessoas já ouviram falar, ou conhecem alguém que faz, ou até mesmo viram escrito em algum lugar. Mas afinal, o que é “Reiki”? Para quem não é familiar com o tema, surgem sempre as dúvidas de para que serve, quais são os benefícios, como funciona, como fazer e se é algo relacionado a religião. Bom, se você estava procurando a resposta para alguma dessas perguntas, encontrou o lugar certo.
Com a crescente busca por técnicas alternativas para aliviar a ansiedade que atinge grande parte da população, o estresse da vida moderna, ou para colaborar no tratamento de alguma doença, o Reiki é um dos nomes que mais aparece em destaque. Por ser bastante simples, e de fácil utilização, muitas pessoas recorrem ao tratamento com Reiki ou buscam formas de se tornarem praticantes desta técnica japonesa.

O que é Reiki?
Como já mencionado, essa é uma técnica que tem sua origem no Japão, há não muito tempo atrás. No início do século XX, Mikao Usui redescobriu e teve acesso a essa poderosa energia e a como utilizá-la para ajudar a todos. Não há registros precisos das datas, nem há um consenso sobre a história real da busca de Mikao Usui por essa técnica de cura e autocura. No entanto, o que todos os estudiosos contam em comum, é que ele buscou tão intensamente por esse antigo conhecimento, que, por fim, todos os símbolos, toda a energia e todas as técnicas vieram até ele depois de muito estudo e meditação.
“Rei” significa “universal” e “Ki” significa “energia vital individual”. Assim, a junção disso forma o Reiki: energia vital universal. A energia vital, está presente em nós e em todos os organismos vivos. É o que nos mantém vivos, circula em nosso corpo. A energia universal, permeia todas as coisas, estando presente e acessível a todos, sendo o Reiki uma maneira de podermos utilizá-la. Reiki é uma energia, é um sistema de cura natural feito pela imposição das mãos. É um método natural de equilíbrio, harmonização e reposição energética.

Como funciona?
Ao longo da nossa vida, temos emoções, pensamentos, rotinas estressantes, hábitos ruins, e situações que geram tensões, desgaste e bloqueios energéticos em nosso corpo. Disso tudo resultam as doenças, o cansaço físico, mental e emocional. Nosso corpo permanece vibrando em baixas frequências e nos sentimos debilitados.
Com o Reiki, ocorre um relaxamento profundo, aumentando nosso nível vibracional para uma frequência mais positiva, onde a energia vai dissolvendo os bloqueios energéticos em nossos canais, liberando emoções reprimidas, renovando células, trazendo nosso fluxo energético de volta ao normal, resultando em um corpo realmente saudável.
Uma pessoa habilitada para a prática, recebe todo um treinamento e a sintonização com a energia Reiki. A partir daí, através da imposição das mãos, essa pessoa pode transmitir a energia de cura, que pode ser aplicada em pessoas, animais, plantas, objetos, situações e etc.

Para que serve?
O Reiki é uma prática complementar, que pode auxiliar qualquer tipo de tratamento (seja médico, fisioterápico, psicológico, ou qualquer outro). Além disso, é uma técnica de equilíbrio, trazendo mais autoconhecimento e elevação da consciência. É ainda utilizado para harmonizar situações, ambientes, relacionamentos; além de ser usado também como forma de proteção pessoal; e reposição energética (melhorando aquele cansaço físico ou mental). De uma maneira geral, o Reiki traz saúde, equilíbrio e bem-estar.


 Quais são os benefícios e vantagens?
A lista dos benefícios e vantagens é bem grande, até mesmo porque, considerando que cada indivíduo é um ser único, cada pessoa sentirá de uma forma diferente os efeitos da energia Reiki. Baseado nisso, vamos a uma lista de alguns dos já conhecidos efeitos e características do Reiki:
  • Praticidade e simplicidade: Reiki é uma técnica tão simples, que por isso mesmo gerava surpresa quando ainda era desconhecida por muitos. O método é passado em apenas um dia de curso, e você já sai apto a aplicar a energia em você mesmo, em outras pessoas, animais, plantas, objetos. A energia está disponível 24 horas por dia, não importa onde você esteja.
  • É seguro: não há contraindicação para a prática do Reiki, sendo usada até mesmo para auxiliar pacientes com enfermidades graves, como o câncer. A pessoa que recebe é quem determina a quantidade que necessita, nada é forçado. A pessoa que aplica, não doa a própria energia, mas sim, o Reiki. Não há desgaste físico e energético.
  • Auxilia no autoconhecimento e expansão da consciência: conforme o Reiki vai agindo na sua vida, vai te gerando mais equilíbrio, conhecimento de si mesmo, limpando bloqueios. O nível 1 é o despertar, trazendo a consciência para o momento presente e te auxiliando em cada etapa de autoconhecimento.
  • Você pode aplicar a terapia em si mesmo: além de poder cuidar das pessoas próximas, o Reiki é autotratamento. Sendo assim, você pode diariamente cuidar de si, repor sua energia e ter um momento consigo mesmo. O autotratamento libera tensões, gera relaxamento e redução do estresse.
  • Beneficia todo ser vivo: seus bichinhos de estimação, suas plantas, sua água e até seus cristais também podem receber a energia Reiki. É incrível como, ao receber a técnica, uma plantinha que havia murchado, praticamente renasce. Os animais adoram receber Reiki, ajudando no seu comportamento, ansiedade, cicatrização e outros distúrbios.
  • Amplia a energia vital;
  • Gera equilíbrio;
  • Libera toxinas do corpo;
  • Reduz e trata da ansiedade;
  • Reduz e minimiza os efeitos do estresse;
  • Libera bloqueios energéticos;
  • Melhora o sistema imunológico;
  • Alivia dores físicas;
  • Auxilia na recuperação pós cirúrgica e na cicatrização;
  • Renova as células do corpo;
  • Melhora sintomas da TPM (tensão pré menstrual);
  • Auxilia no tratamento da depressão;
  • Equilibra questões emocionais;
  • Trata a insônia, melhorando a qualidade do sono;
  • Dentre outros.
Equilíbrio

Como fazer?
Para se beneficiar do Reiki, você pode procurar um terapeuta Reikiano, ou pode fazer o curso de Reiki Nível 1 com um Mestre habilitado, e assim poderá fazer o autotratamento e aplicar em outras pessoas. O curso de nível 1 geralmente dura apenas um dia, e você já sai habilitado para a prática. Sempre procure algum lugar e Mestre que ressoem com a sua energia. Siga a sua intuição. Você saberá o que fazer.

Reiki é religioso?
Não, de forma alguma. O Reiki não tem nenhuma relação ou vinculo religioso. Como dito anteriormente, a energia universal está presente em todo lugar, e é acessível a qualquer pessoa. Existem Reikianos de todas as religiões no mundo, sejam eles cristãos, católicos, muçulmanos, evangélicos, judeus, budistas, espíritas, etc… Qualquer pessoa pode se beneficiar do Reiki e aprender a técnica. A fonte dessa energia é apenas uma, não importa qual seja a sua crença. O intuito é de fazer o bem, sempre. Mesmo que não acreditemos nele, os efeitos ocorrem.

Há comprovação científica?
Se você for do tipo São Thomé (tem que ver para crer), saiba que existem sim estudos científicos mostrando a eficácia do Reiki. Inclusive, o brasileiro Dr. Ricardo Monezi, é um dos pioneiros e referência nesses estudos. Em suas pesquisas, a primeira feita com ratos e outra com idosos, mostrou os efeitos positivos do Reiki. Veja mais aqui no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=V-iW5QLYDXo
Atualmente, existem Hospitais que utilizam o Reiki, e universidades com disciplinas sobre medicina e espiritualidade, como é o caso da UFF (Universidade Federal Fluminense). “Segundo José Genilson Ribeiro (chefe do Departamento de Cirurgia Geral e Especializada da UFF) a medicina integrativa já apresentou resultados surpreendentes. Um dos cases de sucesso foi com uma paciente portadora da Doença de Crohn e câncer no rim. Ela tinha indicação para operar o tumor, só que não foi possível pelo estado psíquico da paciente. Após sessões de reiki, acupuntura e psicoterapia, foram controlados e ressignificou tanto o câncer quanto o Crohn, este último que causa irritação do intestino, diarreias etc.” [Veja mais em: http://bit.do/reikinosus – matéria de 27/06/2019.]
Além disso, o Reiki é uma técnica reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo SUS (Sistema Único de Saúde), fazendo parte da lista de terapias integrativas do programa de saúde brasileiro. De qualquer forma, eu recomendo que você experimente e sinta por si próprio se o Reiki realmente funciona (se adormecer, não se preocupe! É o que mais acontece!). Lembre-se de manter o coração e a mente abertos. Caso contrário, sem a sua permissão, o Reiki não fará “milagres”. Se abra para essa energia de cura que faz parte de você!


Espero que esse texto tenha tirado suas dúvidas e curiosidades. Se tiver mais alguma coisa que queira acrescentar, deixe nos comentários ou entre em contato.
Reiki é luz, e você pode se tornar mais um pontinho para iluminar esse Planeta, e irradiar para os que estão a sua volta.
Gratidão por ter você aqui!


Paz e Luz


Ana Carolina Reis – Mestre em Reiki Usui Tibetano, terapeuta Multidimensional, escritora do Evoluir Juntos.


  • Share:

You Might Also Like

0 comentários