Como manter a paz em tempos de ânimos exaltados?

By evoluirjuntos - outubro 19, 2018



Olá! Gratidão por ter você aqui!
Estamos em tempos de grandes mudanças, pelo mundo todo. Muitos tem percebido a energia alterada, tensão, ânimos exaltados, preocupação, euforia, raiva… O Planeta precisa passar por isso. E nós, por estarmos aqui e agora, conectados a ele, também temos nosso papel.
Ninguém está aqui por acaso ou a toa. Portanto, reclamar é a única coisa que não vai nos ajudar nesse momento. Como já dissemos por aqui algumas vezes, tudo é energia, tudo vibra numa determinada frequência, que atrairá mais daquela mesma situação, e assim por diante. Reclamar só vai nos trazer mais razões para reclamar. Seja em forma de acontecimentos, de dores, sentimentos ou doenças, o que reclamamos irá se manifestar de alguma forma.
Então, o que fazer? Como podemos ajudar? E mais ainda, como podemos ficar bem?

O que eu aprendi com o Reiki
Na filosofia Reiki, de origem japonesa, alguns princípios são seguidos para manter o equilíbrio e a harmonia do ser.

Só por hoje, não se zangue
Só por hoje, não se preocupe
Só por hoje, seja grato. 
Só por hoje, cumpra seu dever. 
Só por hoje, seja bondoso, gentil e carinhoso com todos os seres.

Esses 5 princípios, estabelecidos por Mikao Usui, o criador e descobridor do Reiki, trazem uma grande mensagem e uma excelente reflexão para todos, mesmo para quem não é Reikiano. Usui Sensei compreendeu que é necessário cuidar do corpo físico, mental, emocional e espiritual, sendo assim, esses princípios serviam de guia para que seus alunos não tivessem “recaídas” em seus processos de cura.

“Só por hoje”, nos dá a ideia de “viver o agora” pois é só o presente que existe. Em tudo que você fizer ou deixar de fazer, esteja totalmente presente. Sinta sua intuição, seu coração. Seja no trabalho, em casa, numa conversa na rua. Espalhe amor, e receba amor de volta.

A raiva ou a ira, são considerados venenos para o corpo e a mente, atingem tanto a você quanto a quem estiver a sua volta. Por isso “não se zangue”.

A preocupação é outro veneno na cultura ocidental, fazendo mal ao corpo e ao espírito. Evite a preocupação, confie na força maior na qual você acredite. Confie e aceite que muitas coisas nós não podemos mudar, e está tudo bem.

Já que temos referência a dois “venenos”, é necessário um antídoto: a gratidão. E aqui, cito parte do texto de Frank A. Petter* que explica como ninguém esse conceito: “Quando você tiver de lidar com esses sentimentos negativos (raiva e preocupação), lembre-se da gratidão. Agora, no exato momento em que você está lendo estas palavras, seja grato. Isso transforma o coração, e a transformação não depende do tempo – ela acontece no aqui e no agora”.

“Cumpra com seu dever” é no sentido de fazer a coisa certa, de cumprir com suas responsabilidades. “Faça aquilo que a vida exige de você – pois tudo o que acontece em sua vida é um reflexo de você mesmo”*.

Por fim, “seja bondoso, gentil e carinhoso com todos os seres”. Aqui não precisa nem de explicação não é? Se já falamos que tudo que fazemos, reflete e volta para nós, de que adianta espalhar ódio em vez de amor? Mesmo em discussões calorosas que acontecem nos tempos de hoje, há que se respirar fundo antes de ofender ou agredir o próximo. Todos os seres merecem respeito.
Evite tudo aquilo que possa trazer sofrimento a você, as pessoas a sua volta, aos animais, ao meio ambiente. Afinal, não existe apenas o “eu”. Somos todos Um.


Na prática – dicas:
Existem algumas práticas que qualquer pessoa pode fazer em casa, no caminho do trabalho, ou em qualquer lugar.
Fale apenas quando o que for dito, for mais bonito que o silêncio”, Buda.
Antes de tudo, sempre pense bastante antes de entrar em alguma discussão ou conversa mais exaltada. Deixe a sua intuição falar por você. Se for para sair de um lugar, saia. Se for para falar, fale com respeito. E siga adiante. Não argumente com quem claramente já tem sua decisão tomada. Aqui, todos aprendemos com nossos erros e acertos.

Meditação
Uma das práticas mais simples de se fazer, e podem ser apenas 5 minutos, 2 minutos… O tempo que você tiver. Apenas observe seu fluxo respiratório, o ar entrando e saindo, deixe os pensamentos virem e irem embora. Apenas isso.
Aqui no blog temos textos e dicas sobre meditação e seus benefícios. E sim, sempre está entre as dicas, pois o silêncio e a conexão com nós mesmos, faz parte da essência.

Ouça sua música favorita
Tenha sua música favorita sempre com você. Se não tiver, cante para você mesmo. Mude seu ânimo e seu estado mental com a música. Não é a toa que a Musicoterapia é reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma das práticas de cura, assim como o Reiki.

A melhor medicina de hoje é a reconexão com a natureza
Coloque os pés na terra, na areia da praia, na grama! Deixe a natureza carregar o peso das suas preocupações para longe. A natureza neutraliza e transmuta nossa energia. Quem não se sente bem em um local assim?


Respire! Faça em casa algum Pranayama
Na internet é possível encontrar muito material sobre as práticas de respiração e Yoga. Eu não sou profissional dessa área, mas pratico na minha vida, e funciona muito bem. Deixo aqui duas dicas de vídeo para você iniciar sua prática e sua busca:

Pranayama -  Fernanda Lima:

Seja leve
No mais, existem muitas outras atividades que você pode utilizar como um meio de se manter equilibrado e não deixar que a situação de uma crise política, social, moral ou qualquer outra, afete diretamente no seu corpo (aquelas famosas dores por tensão, estresse, ansiedade, gastrites, dor de cabeça, etc…).

Passeie com seu cão, converse com alguém querido, assista a um filme novo, desligue as redes sociais, faça exercícios físicos, olhe para o seu alimento com carinho, leia um bom livro, tome um café com um amigo. E se puder, é claro que eu indico o Reiki e a Yoga. Encontre alguém na sua cidade e faça uma sessão de Reiki, sinta os benefícios e o relaxamento. Procure uma aula de Yoga, existem várias gratuitas por aí, até mesmo online.
Ou seja, não há desculpas. Há apenas o nosso ego nos sabotando e dizendo que tudo isso é muito difícil de fazer, que não temos tempo, que isso não é para você, etc e etc.
Por isso o autoconhecimento é tão importante. Para que você saiba distinguir quando está se sabotando e quando é hora de parar, respirar e tentar algo novo.
Então, só por hoje, reflita e pense nisso.


Muita luz a todos nós e ao nosso Brasil!


Namastê!




*
Só por hoje, sou calmo.
Só por hoje, vivo tranquilamente.
Só por hoje, sou grata(o).
Só por hoje, cumpro meus deveres.
Só por hoje, sou gentil, bondosa e carinhosa com todos os seres.
*


Ana Carolina Reis
Terapeuta Reikiana, Coach, Escritora, Guia de Turismo, e mais um monte de coisas.






Fontes de consulta:
*PETTER, Frank Arjava. “Isto é Reiki – Das origens Tradicionais Japonesas ao Uso Prático. Cura para o Corpo, a Mente e o Espírito”. São Paulo, Editora Pensamento. 2013.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários