Pular para o conteúdo principal

5 Aplicativos de Meditação para Você Começar




Olá! Gratidão por ter você aqui!

Você tem escutado muito por aí sobre a “meditação” e não sabe como fazer?

Ou tem tentado meditar e sente dificuldade?

Hoje em dia a tecnologia nos ajuda muito, concorda? Pensando nisso, aproveitando o mês de #1minutodesilêncio do Awaken Love e como tenho recebido várias perguntas sobre como faço para meditar, resolvi reunir aqui 5 aplicativos (para Android) que eu achei mais legais e úteis!

Aqui no Evoluir Juntos entendemos que a meditação = silêncio! Todas as “meditações guiadas”, técnicas, músicas, mantras e etc, te ajudam a entrar no estado meditativo. É legal ter as suas técnicas para relaxar, e em seguida permanecer em silêncio. Use essas ferramentas como uma espécie de “pré meditação”.
- Ah, mas eu não consigo parar de pensar!”. Por isso, o treinamento! Deixe os pensamentos aparecerem, aceite-os, e deixe-os ir! Com o tempo e a prática, esse intervalo entre esses pensamentos ficará maior.
A meditação é silêncio, é nosso estado natural, é respiração, é aceitar seus pensamentos e não brigar com eles. Não é técnica, pois faz parte da sua natureza voltar a esse estado meditativo. Mas é claro que podemos usar de vários mecanismos, músicas, mantras, orientações e aplicativos para nos ajudar. Afinal, que mal tem?

Medite-se”

Esse aplicativo é legal para quem está começando e também para quem já pratica. Ele está todo em português. 
O “Medite-se” tem meditações orientadas, onde você aprende a controlar a respiração, faz reflexões e te direciona a olhar para dentro. Ele tem ainda práticas de Mindfulness, mantras, músicas, sons da natureza, que ajudam a relaxar e a tornar o momento da meditação mais agradável.
Esse aplicativo te ensina três coisas básicas: o lugar ideal é qualquer lugar, é o seu lugar ideal (você que escolhe); a postura com a coluna ereta e queixo alinhado; e a respiração, viver o momento presente, respirar conscientemente.

Insight Timer”

O “Insight Timer” é bem simples de usar, porém, é um app em inglês. Ele cria uma comunidade entre os participantes com grupos divididos por temas, te mostra quem está meditando na mesma cidade que você e no mesmo horário, tem um mapa do mundo todo mostrando onde as pessoas estão meditando, etc.
Para praticar com ele é bem simples! Clique no relógio, escolha qual sino você quer para marcar o início, o meio, o final da sua prática (ou não use sino nenhum), escolha a duração, uma música ou o silêncio. Nas comunidades existem diversas meditações guiadas, a maioria em inglês mas já temos alguns brasileiros por lá também! Opções para relaxamento, para dormir, para co-criar, para aguçar a intuição, e muitos outros temas.

Sattva”

Esse é o aplicativo da “Arte de Viver”. Aqui você encontra músicas calmas, sons relaxantes e ainda acompanha seu desempenho com um calendário que vai se preenchendo conforme você usa o aplicativo. Nele temos acesso a meditações guiadas por Sri Sri Ravi Shankar, traduzidas simultaneamente (algumas, no entanto, estão somente em inglês).

5 Minutos”

Mais uma opção em português e muito simples! O “5 Minutos” ou 5' é o aplicativo que te trás a opção de ter um lembrete diário da hora de meditar. Você pode fazer uma meditação de 5 minutos com ou sem música, e também uma meditação guiada. Ele faz parte da campanha “5 Minutos, eu medito”, um projeto da organização Manos Sin Fronteras.
Ele é tão simples que não precisa nem de cadastro. Apenas instalar e praticar! Você não precisa fazer só 5 minutos, pode fazer mais ou menos. O importante é a prática diária que já te traz benefícios.

Lojong”

Lojong” é uma palavra tibetana que significa “treinamento da mente”. E é essa transformação da mente, através da meditação que o aplicativo ajuda a promover. Existem diversas práticas gratuitas no app, e você pode também contratar o plano pago deles. Mas é possível usar tranquilamente a versão gratuita!
As meditações guiadas estão em português, como por exemplo o “Caminho” que são 10 práticas introdutórias para começar a meditar. O aplicativo tem ainda alguns pequenos vídeos explicativos e um calendário para acompanhar seu desempenho.

Curso de Meditação
Além dos aplicativos, se você sentir a necessidade de uma ajuda maior, fiquei sabendo há pouco de um curso de meditação com uma pessoa muito querida, que é a Adriana Souza! Como eu acredito que o curso dela pode ajudar você ou alguém que você conheça, segue o link com as informações: http://hojeeumesinto.com/curso-de-meditacao/
O canal no YouTube do “Hoje eu me sinto” também tem diversas dicas e tudo “free”! Aproveita essa abundância de informações e ferramentas que o Universo te dá! Se joga e agradeça!

Como eu sempre digo, apenas apresento aqui as minhas experiências e opiniões! Se elas te servirem e fizerem sentido para você, maravilha!

Você pode começar hoje, mesmo sem aplicativo algum: apenas sente-se e fique 1 minuto em silêncio. Faça isso todos os dias, antes de alguma atividade diária, ou mesmo no caminho para o trabalho, antes de buscar os filhos na escola, antes de estudar para uma prova, antes de limpar a casa, antes de tomar banho, enfim! Escolha seu melhor momento e apenas fique em silêncio. Sim, os pensamentos vão aparecer e brotar na sua mente, é normal! Mas ainda assim, deixe que eles venham, aceite-os, respire, deixe-os ir, preste atenção na dádiva que é ter o ar entrando e saindo do seu corpo… Só isso! Crie esse hábito!

Cuide de você mesmo. Esse é o primeiro passo para a evolução!
Namastê!



Ana Carolina Reis – Coach, Terapeuta Reikiana
Paz e luz!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

25 Filmes para expandir a consciência

25 Filmes para expandir a consciência Filmes – Expansão da consciência – Documentários – Física Quântica – Despertar – Curadores – Nova Terra – Filmes espíritas Olá! Gratidão por ter você aqui novamente! Feriado chegando, e nada melhor do que uma lista de filmes para assistir com a família, amigos ou na melhor companhia de todas: a sua com você mesmo. Pensando nisso, preparamos mais uma lista filmes com temas de expansão da consciência, espiritualidade, a Nova Terra, despertar coletivo, dentre documentários, filmes “sessão da tarde”, indo até alguns mais densos e com cenas impactantes. Ou seja, tem para todos os gostos! Aproveite e compartilhe! Afinal, tudo que consumimos, influencia na nossa vida, na nossa saúde e na nossa evolução como seres neste planeta. Já parou para pensar com o que tem alimentado seu conhecimento? Não é apenas com a comida que devemos ter atenção. Mas também com o que lemos, assistimos e assimilamos de alguma forma em nossos corpos fí

Porque as pessoas se afastam?

Olá, se você chegou até este texto, deve estar se questionando porque algumas pessoas se afastam, ou porque algumas amizades esfriam, brigas acontecem, pessoas mudam, relações se quebram, etc e etc. Para muitas pessoas, isso até passa um pouco despercebido, algo natural da vida. Mas para outras, é quase como uma tortura, um questionamento interno que teima em brotar no meio dos pensamentos. Quando você começa a entrar nesse mundo do autoconhecimento, a prestar mais atenção no momento presente, a sentir a sutileza dos sinais que vida te dá, a não se prender nem se preocupar muito com situações e coisas que acontecem no dia a dia, você consegue começar a entender o porquê de algumas pessoas não estarem mais na sua vida. Ninguém aparece na sua vida por um simples acaso. Nem mesmo aquela pessoa que sentou do seu lado no transporte público, e falava ao telefone exatamente sobre aquele assunto que você vinha pensando por semanas em como resolveria. Aquela pessoa veio te trazer s

Os 7 Principais Chacras

Olá! Gratidão por ter você aqui! Esse texto surgiu de uma série de postagens no nosso Instagram @evoluirjuntos em parceria com o Espaço Aroma de Flor Terapias Alternativas @aromadeflorterapias , para explicar o que são os chacras ou chakras e quais são os 7 principais deles! Assim, você pode saber qual a importância disso na sua vida e ter dicas de como equilibrar cada aspecto em desequilíbrio. Esse texto foi escrito de forma bastante simples, para que todos possam compartilhar! O que são chakras? Você já ouviu falar de “chakras” ou “chacras”? Trazendo para a nossa língua, podemos traduzir como “Centro de Energia” ou simplesmente “Roda” que é a palavra de tradução literal do sânscrito (a língua ancestral da Índia e do Nepal). Nós não somos apenas um corpo físico, mas também, assim como todo o restante do Universo, somos energia . Esta energia, se manifesta em vários níveis: a matéria, formada pelos átomos que é o seu corpo físico (esse mesmo aí que você