Pular para o conteúdo principal

7 Dicas de uma Monja para sua vida




Olá! Gratidão por ter você aqui!

Cláudia Dias Baptista de Souza, ou, como hoje é conhecida, Monja Coen Roshi. Assim como outros pensadores e líderes experientes no mundo, com ela temos uma dose de sabedoria. 
Saiba mais sobre a Monja aqui (biografia no site oficial).


Selecionei 7 dicas e 7 vídeos da Monja Coen no Youtube, para fazer você refletir, esteja em que momento da vida estiver. A simpatia e o olhar carinhoso dessa brasileira de 70 anos de idade, transmitem muita paz e ensinamentos de vida.

Ela que já tem 34 anos de monastério, já foi jornalista, escreveu diversos livros, ministra muitas palestras (algumas transmitidas online), residiu no Japão por anos e hoje está em São Paulo, numa comunidade Zen Budista, adquiriu bastante conhecimento em sua vida. Hoje, muito disso é compartilhado nas redes sociais. Ainda bem!


1 – Como podemos diminuir o sentimento de ansiedade?

Quando estamos ansiosos, nossa respiração muda, fica mais rápida e ofegante. Procurar controlar isso é um ótimo primeiro passo. E uma dica valiosa também, é aprender a reconhecer a sua ansiedade, e usá-la de forma benéfica para você e para os outros.



2 – Como não se importar com o que pensam sobre você?

Todos nós já nos preocupamos alguma vez com o que os outros pensam de nos. De acordo com a Monja, há fases na vida onde nós julgamos o próximo (mesmo que inconscientemente) e desejamos que eles seja coerentes com os nossos princípios. E ao mesmo tempo, queremos que nos acolham da maneira que somos.

As fases passam. E isso deixa de ser tão importante. O que não passa, e que nunca deixa de ser importante, é o que você acha de si mesmo.



3 – Gentileza

Aprender um pouco da educação e gentileza da cultura japonesa é muito interessante e enriquecedor.



4 – Onde estamos escondendo o amor?

Nesse mundo globalizado, de correria, de informações rápidas, onde fica a vez do amor? Numa referência a Zygmunt Bauman, estamos vivendo uma modernidade líquida, fluida.



5 – O que faz uma pessoa mudar?
Nada é fixo e nada é permanente. A sensação de controle é apenas mais uma ilusão.



6 – Medo

Não tenha medo do medo. O medo é necessário.



7 – Como desenvolver o amor próprio?

Deixe de lado as comparações. Você é perfeito como você é, e está ainda em transformação.




Boa aprendizagem para nós! 

Paz e Bem!

Ana Carolina 

(Este texto é autoral e foi originalmente publicado no site Jardim do Mundo.)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

25 Filmes para expandir a consciência

25 Filmes para expandir a consciência Filmes – Expansão da consciência – Documentários – Física Quântica – Despertar – Curadores – Nova Terra – Filmes espíritas Olá! Gratidão por ter você aqui novamente! Feriado chegando, e nada melhor do que uma lista de filmes para assistir com a família, amigos ou na melhor companhia de todas: a sua com você mesmo. Pensando nisso, preparamos mais uma lista filmes com temas de expansão da consciência, espiritualidade, a Nova Terra, despertar coletivo, dentre documentários, filmes “sessão da tarde”, indo até alguns mais densos e com cenas impactantes. Ou seja, tem para todos os gostos! Aproveite e compartilhe! Afinal, tudo que consumimos, influencia na nossa vida, na nossa saúde e na nossa evolução como seres neste planeta. Já parou para pensar com o que tem alimentado seu conhecimento? Não é apenas com a comida que devemos ter atenção. Mas também com o que lemos, assistimos e assimilamos de alguma forma em nossos corpos fí

Os 7 Principais Chacras

Olá! Gratidão por ter você aqui! Esse texto surgiu de uma série de postagens no nosso Instagram @evoluirjuntos em parceria com o Espaço Aroma de Flor Terapias Alternativas @aromadeflorterapias , para explicar o que são os chacras ou chakras e quais são os 7 principais deles! Assim, você pode saber qual a importância disso na sua vida e ter dicas de como equilibrar cada aspecto em desequilíbrio. Esse texto foi escrito de forma bastante simples, para que todos possam compartilhar! O que são chakras? Você já ouviu falar de “chakras” ou “chacras”? Trazendo para a nossa língua, podemos traduzir como “Centro de Energia” ou simplesmente “Roda” que é a palavra de tradução literal do sânscrito (a língua ancestral da Índia e do Nepal). Nós não somos apenas um corpo físico, mas também, assim como todo o restante do Universo, somos energia . Esta energia, se manifesta em vários níveis: a matéria, formada pelos átomos que é o seu corpo físico (esse mesmo aí que você

Sensação de vazio

Energias da nova Terra e a sensação de "vazio" Ao sentir que falta algo em nossa vida, começamos uma busca para preencher esse vazio. O problema, é que começamos procurando do lado de fora. Demorei bastante tempo para perceber isso, e seguirei até o fim dessa experiência aprendendo mais e mais. Acontece que vivemos num mundo palpável, concreto, na terceira dimensão. Queremos e desejamos tocar, sentir que possuímos algo, e só assim acreditamos estar tudo bem. Porém, logo em seguida, aquilo que foi conquistado perde a graça, e agora almejamos outras coisas, outros sonhos, outros objetos, outras viagens, etc e etc. A mente está sempre ansiando por algo novo, nos acorrentando em algum lugar futuro. Ela pode apenas criar novas esperanças, novos desejos, mas nunca nos dá os benefícios desse “algo novo”.. “ O desejo é uma vontade que enlouqueceu” (Osho). E assim seguimos desejando, comprando, e achando que nos falta sempre alguma coisa. Nem que seja um nov