Um livro inspirador por mês para 2018

By Evoluir Juntos - janeiro 16, 2018





Olá, gratidão por ter você aqui!

Para começar um ano novo, que tal hábitos novos? Não dá só para entrar na onda de “virou o ano, então tudo automaticamente vai mudar! Maravilha!”. Quem dera se fosse assim, não é? Mas aqui nesse Planeta, nós temos que fazer por onde.

Se quer algo diferente, mude. Mude o seu jeito de agir, mude seus hábitos, arrisque-se, conheça novas pessoas, invente uma profissão, vá a novos lugares, leia novos livros, ou apenas comece o novo hábito da leitura!

Pensando em inspirar você nesse novo ano, trouxemos 12 livros para servir de “start” e te ajudar a fazer sua própria seleção.

A lista abaixo tem livros que eu já li, e outros que ainda pretendo ler ou que me indicaram. Estou compartilhando as dicas com vocês, então quem quiser pode nos contar mais sobre esses livros ou indicar outros nos comentários! Sinta-se em casa.

O que eu sei de verdade”, Oprah Winfrey



Como eu demorei um pouquinho para terminar de selecionar essa lista, deixei esse livro como uma sugestão de livro para janeiro. Ele é bem rápido de ler, uma leitura fácil, dinâmica e que não dá vontade de parar. Ganhei esse livro de uma amiga, e a dica foi de que eu não o deixasse parado na estante. Quando terminasse de ler, repassasse a energia pra outra pessoa. Então assim será.

O livro tem uma série de pequenos textos que foram publicados numa coluna mensal de uma revista, com reflexões sobre autoestima, superações, relacionamentos, gratidão, família, medos e fracassos. Para quem não conhece muito o trabalho da Oprah, como eu mesma não conhecia, vai se surpreender com a mente maravilhosa dessa mulher.

Sinta-se inspirado a ser alguém melhor e a evoluir com essa leitura.

O milagre da manhã”, Hal Elrod



Já falei desse livro para você aqui no blog. Eu tenho ele na versão digital e já vou adquirir a versão em papel para reler e poder “rabiscar” bastante nele (Aliás, fica a dica: as versões digitais de muitos livros são mais em conta, e acabam sendo um ótimo investimento).

Hal Elrod te inspira a ter uma rotina que proporciona a sua “vida dos sonhos”. E não, não é utopia. É simplesmente te mostrar que é possível ter a vida nível 10 que você sonha e talvez ache impossível. O diferencial, é que Hal te mostra como acordar bem cedo e ter pequenos hábitos que podem desenvolver o seu potencial e as suas habilidades, faz toda a diferença. É um livro bem prático, com dicas que você pode customizar do seu próprio jeito (até mesmo sem acordar cedo, como o título sugere).

Existem alguns materiais gratuitos no site oficial do livro, a comunidade no Facebook que também é aberta e você ainda pode baixar uma amostra do livro em algumas livrarias. Experimente, sinta se é para você.

Um novo mundo – o despertar de uma nova consciência”, Eckhart Tolle



Do autor de “O poder do agora”, esse livro tem muito a ver com o momento do Planeta. O despertar coletivo que tem acontecido, pessoas mudando de atitudes e pensamentos. Uma nova consciência vem surgindo. Transmite a ideia de que para mudarmos o que nos incomoda a nossa volta, primeiro precisamos mudar a nós mesmos. É mudando a energia pessoal, que transmutaremos a energia coletiva.

Para Eckhart Tolle, estamos vivendo exatamente esse momento do “despertar de uma nova consciência”, onde precisamos nos livrar do excesso de controle do ego que seria a fonte de sofrimento humano. Quando acontece o despertar, a consciência assume o poder sobre o pensamento. É um livro para ajudar na sua busca pelo seu “verdadeiro eu”.

Trabalhe 4 horas por semana”, Timothy Ferriss



Um livro que pode gerar uma certa estranheza ou um preconceito pelo título. Mas não se engane, e não julgue o livro pela capa.

Tim Ferris te surpreende com esse livro, trazendo argumentos que quebram todas as nossas desculpas para sermos obrigados a viver num sistema de mais de 40 horas semanais de trabalho, de rezar para chegar o final de semana, juntar tudo para a aposentadoria no fim da vida, tirar férias uma vez ao ano, etc. Tudo isso é desconstruído.

O propósito”, Sri Prem Baba



Esse é mais um livro do qual eu já falei aqui no site, e continuo indicando ele para todos que estão no autoconhecimento e na busca por entender o propósito maior da vida.

É um livro simples, com temas profundos, exercícios fáceis e uma ótima reflexão para expansão da consciência.

O mensageiro milionário”, Brendon Burchard



Brendon Burchard é um coach de alta performance, autor do Best Seller “High Performance Habits”, que conta neste livro, como sua trajetória de vida, após sobreviver a um grave acidente, o transformou no especialista e profissional que é hoje. E como você pode usar sua própria experiência de vida para fazer a diferença, em como a sua história tem importância e valor o mercado hoje, e como você pode ser remunerado por compartilhar suas dicas, recomendações e informações que podem ajudar outras pessoas.

*Dica: o e-book está custando em torno de 5,00 reais em algumas livrarias online hoje! 😉

A sabedoria da insegurança”, Alan Watts


“Como sobreviver na era da ansiedade”? Esse é o subtítulo do livro.

“A nossa é uma era de frustração, ansiedade, agitação […] Somos sedentos de distração – um panorama de imagens, sons, experiências e excitações no qual o máximo possível deve ser incluído no menor tempo possível.” Esse trecho, apesar de parecer bem atual, foi escrito pelo autor em 1951.

Alan Watts busca mostrar nesta obra, antes ainda de Eckhart Tolle, que o que realmente existe é o aqui e agora.

A mágica da arrumação”, Marie Kondo


Esse é um livro de dicas práticas. Quem nunca teve dificuldades em saber por onde começar uma organização ou arrumação da casa, do escritório? A japonesa Marie Kondo criou o método “KonMari” e ficou na lista dos livros mais vendidos por muito tempo.

É um livro bem fácil de ler, com ótimas dicas que transformam até mesmo nossa maneira de pensar. Ela garante que seu método evita que a bagunça retorne. Escolher conscientemente o que será mantido e definir um lugar específico para cada coisa, esse é o segredo.

Um das dicas que achei interessante nesse livro, é a de que um presente que você tenha recebido, já cumpriu o seu papel. Não devemos ficar guardando algo que nunca usamos, apenas por medo de nos desfazer de lembranças. É algo libertador, não é? Não há espaço para se sentir culpado, e sim para abrir espaço para novas energias.

A arte de fazer acontecer”, David Allen


Um livro para te ajudar na organização, no cumprimento de metas e na melhora da produtividade. David Allen criou o método GTD (Getting Things Done), que se baseia na ideia de que nossa produtividade é proporcional à nossa habilidade de relaxar.

Depois de tirar as ideias da cabeça e organizá-las em sistemas (que ele ensina no livro), é que conseguimos manter o desempenho em alta e ser mais criativos. Segundo ele, a cabeça serve para ter ideias, e não para guardá-las.

O caminho do guerreiro pacífico”, Dan Millman


Esse é um livro de desenvolvimento pessoal no formato de uma saga espiritual. Trata-se de um conto narrado pelo autor, que fala ao guerreiro pacífico que existe dentro de cada um de nós. Um livro que é sucesso de vendas, e é conhecido por “modificar vidas”.

“Apesar do sucesso de sua carreira, o universitário e atleta campeão do mundo Dan Millman é perseguido por um sentimento de que algo está faltando em sua vida. Despertado certa madrugada por um pesadelo sombrio, ele vai até um posto de gasolina, encontra um velho chamado Sócrates, e seu mundo se modifica para sempre.”

Amar e ser livre”, Sri Prem Baba


Sim, mais um livro de Sri Prem Baba. Amar e ser livre – as bases para uma nova sociedade. Um livro que aborda relacionamentos, família e o caminho do coração. Qual a maneira para viver relacionamentos mais leves, felizes e plenos.

Amar, requer uma certa coragem. O autor nos leva a refletir e a descobrir como ter relacionamentos amorosos saudáveis e construtivos.


No seu pescoço”, Chimamanda Ngozi Adichie


Para finalizar a nossa lista, uma dica de um livro de contos, que nada tem a ver com espiritualidade ou autoconhecimento. No entanto, traz muitas reflexões sobre preconceito racial, conflitos religiosos e relações familiares.

A autora (bastante popular e premiada) tem uma escrita que nos prende, que nos faz querer sempre saber o que vem em seguida. Chimamanda é uma autora nigeriana que tem ganhado o mundo com seus textos. Outro livro dela bastante famoso é “Americanah”, best seller vencedor do National Book Critics Circle Award. Também vale muito a leitura!



Essas são as nossas dicas de leitura! Leia na ordem que quiser, faça suas anotações, escolha outros livros.

Espero que você possa aproveitar alguns e quem sabe se sentir inspirado a mudar de vida, ou a ter o hábito da leitura nesse ano de 2018, ou quem sabe mais qual ideia pode surgir de todas essas inspirações.



Gratidão por você ter vindo até aqui!

Em breve, mais textos sobre a nossa série de multipotenciais para te ajudar em qual caminho seguir nesse ano que começa! Dê uma olhada nos nossos textos anteriores para mais dicas 😉



Paz, luz e bem!



Ana Carolina Reis

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários