Bullet Journal, dicas para janeiro e reflexões de fim de ano

By evoluirjuntos - dezembro 29, 2017


Olá! Gratidão por você estar aqui!

Como foi o seu ano?

O texto de hoje foi uma inspiração que veio, para dar algumas dicas no seu ano novo, e para não deixar dezembro passar em branco por aqui no blog.

Atendendo a pedidos, a série sobre “multipotenciais” (clica aqui!) e dicas terá continuidade em breve! Andamos um pouco atarefados por aqui, passando por momentos de descobertas, enxergando sinais que não víamos antes, aprendendo daqui e dali. Nos perdoem pela ausência, mas estamos de volta! Em janeiro voltamos com a série, e mais algumas coisinhas para vocês. ?

Para começar organizado

Para quem já está se planejando para começar 2018 bem, uma ótima ferramenta é o “Bullet Journal”.

Existem diversos sites e vídeos por aí explicando o que é, como fazer e de onde surgiu o “Bullet Journal”. Como aqui esse não é nosso tema principal, vou dar uma pincelada sobre o assunto e te dizer como eu faço o meu.

É bem simples. Primeiro de tudo, você pode usar qualquer caderno! Pode ser aquele mais baratinho ou pode ser o mais enfeitado e caro que você quiser. A funcionalidade é a mesma.



Não é para ser uma agenda ou um planner (que também são bem legais! E já existem várias opções a venda no mercado). Aqui, o legal é que você mesmo faz, você dá a cara que quiser.

A ideia é que você tenha uma ferramenta para acompanhar o seu passado e ter tudo registrado, organizar o momento presente e planejar o futuro! Sim, tudo em apenas um caderninho. O que diferencia o meu modo de fazer, do seu, ou do modo do criador do Bullet Journal (Ryder Carroll) é a criatividade!

Como fazer?

Pule a primeira página, onde você pode colocar uma imagem, um nome, uma citação, etc, e comece a sua organização com um índice. Vá numerando as páginas do seu caderno a medida que for avançando, e vá atualizando seu índice. Assim, fica muito mais fácil de encontrar o que você procura depois.

Faça uma legenda com símbolos, por exemplo, um “*” para compromissos, um sinal de “check” para tarefas, etc. Use o que sua imaginação criar e o que fizer sentido para você.



Então, faça o seu calendário do ano. Ali você colocará os principais eventos e coisas importantes em cada mês. Sim! Tudo a mão! Ou você pode colar um pronto como eu fiz! Hehehe Mas, se escrever for como uma terapia para você, aproveite! Divirta-se!

Em seguida, faça uma lista do mês, no caso, janeiro. Liste todos os dias numa só página (identifique quais são os finais de semana se desejar), e logo depois faça uma relação de objetivos para esse mês. A partir daí, comece suas listas diárias. Dia 1º tenho a tarefa “x”, o comprimisso “y”, preciso pagar tal conta $, etc.

No caminho, você pode ir fazendo check-lists, listas de livros para ler naquele mês, filmes para assistir, acrescentar adesivos, cores, post-it, citações… As possibilidades são infinitas!

Para ter uma ideia melhor, e VISUALIZAR tudo isso que eu resumi aqui bem rapidamente, dê uma olhada aqui nessa matéria da Galileu: https://goo.gl/DaU63F 

Recomendo também o blog “Vida Organizada” que explica bem esse assunto também https://goo.gl/tdBb3j 

E ainda existem vários vídeos no YouTube!

Obs: se você está lendo esse texto, e é um “especialista” em Bullet Journal, ou se faz o seu há muito tempo, por favor, não me julgue. Eu realmente quis dar apenas uma dica e não explicar toda a técnica minuciosamente! Fique à vontade para nos dar mais dicas nos comentários! ?

Revisando o ano que passou

Uma outra dica legal para essa época, é refletir sobre o ano que está terminando. Costumo colocar num papel, questões como meus sucessos na vida pessoal, no trabalho, o que eu estou feliz por ter feito/conquistado, quais foram meus maiores desafios, o que eu devo mudar no próximo ano, etc.

A partir daí, coloco também no papel qual a minha visão para esse ano novo, escrevo agradecendo como se tudo já tivesse acontecido!



Acaba se tornando divertido e ajuda a visualizar tudo se concretizando. Faça suas próprias listas, enumere os lugares que deseja conhecer em 2018, o que pretende fazer para melhorar sua vida pessoal, lista de objetivos e metas, hábitos novos que pretende começar, enfim!! Não há limites!

Sempre falo aqui para “colocar no papel”, escrever, anotar. Mas, para quem gosta de tudo “digital” também vale! Faça onde e como se sentir melhor.

Artigo legal sobre “como montar um Bullet Journal no Evernote” https://goo.gl/kxNyGy 

"Não sou obrigada"

No mais, tenha uma excelente virada de 2017 para 2018! Mas não se sentia obrigado (a) a ir a alguma grande festa, participar de rituais, ficar naquele clima “obrigatório” da ceia na casa da família, etc. Faça o que te faz bem! Se ir a alguma praia ou local público assistir aos fogos então vá! Se prefere uma festa na casa de amigos ou familiares, que ótimo! Se prefere ficar em casa, qual o problema?

Não se sinta obrigado a nada. E se por algum motivo, você não puder estar onde gostaria, já coloque isso como meta para a próxima virada. Se planeje, e seja cocriador dessa realidade.

Desejamos que o seu fim de ano seja de muita energia boa, prosperidade, luz e gratidão!

Agradeça pelo ano que está terminando, mesmo que seja pelos aprendizados de situações não tão boas. Agradeça! Vamos vibrar na energia do amor e da gratidão para que possamos atrair mais coisas boas para nossas vidas!

Feliz 2018!



Gratidão por ter estado aqui com a gente esse ano!

Que esse novo ano traga ainda mais vitórias e alegrias para o Evoluir Juntos!




Paz e luz!

Ana Carolina Reis de Araujo

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários