Pular para o conteúdo principal

Bullet Journal, dicas para janeiro e reflexões de fim de ano


Olá! Gratidão por você estar aqui!

Como foi o seu ano?

O texto de hoje foi uma inspiração que veio, para dar algumas dicas no seu ano novo, e para não deixar dezembro passar em branco por aqui no blog.

Atendendo a pedidos, a série sobre “multipotenciais” (clica aqui!) e dicas terá continuidade em breve! Andamos um pouco atarefados por aqui, passando por momentos de descobertas, enxergando sinais que não víamos antes, aprendendo daqui e dali. Nos perdoem pela ausência, mas estamos de volta! Em janeiro voltamos com a série, e mais algumas coisinhas para vocês. ?

Para começar organizado

Para quem já está se planejando para começar 2018 bem, uma ótima ferramenta é o “Bullet Journal”.

Existem diversos sites e vídeos por aí explicando o que é, como fazer e de onde surgiu o “Bullet Journal”. Como aqui esse não é nosso tema principal, vou dar uma pincelada sobre o assunto e te dizer como eu faço o meu.

É bem simples. Primeiro de tudo, você pode usar qualquer caderno! Pode ser aquele mais baratinho ou pode ser o mais enfeitado e caro que você quiser. A funcionalidade é a mesma.



Não é para ser uma agenda ou um planner (que também são bem legais! E já existem várias opções a venda no mercado). Aqui, o legal é que você mesmo faz, você dá a cara que quiser.

A ideia é que você tenha uma ferramenta para acompanhar o seu passado e ter tudo registrado, organizar o momento presente e planejar o futuro! Sim, tudo em apenas um caderninho. O que diferencia o meu modo de fazer, do seu, ou do modo do criador do Bullet Journal (Ryder Carroll) é a criatividade!

Como fazer?

Pule a primeira página, onde você pode colocar uma imagem, um nome, uma citação, etc, e comece a sua organização com um índice. Vá numerando as páginas do seu caderno a medida que for avançando, e vá atualizando seu índice. Assim, fica muito mais fácil de encontrar o que você procura depois.

Faça uma legenda com símbolos, por exemplo, um “*” para compromissos, um sinal de “check” para tarefas, etc. Use o que sua imaginação criar e o que fizer sentido para você.



Então, faça o seu calendário do ano. Ali você colocará os principais eventos e coisas importantes em cada mês. Sim! Tudo a mão! Ou você pode colar um pronto como eu fiz! Hehehe Mas, se escrever for como uma terapia para você, aproveite! Divirta-se!

Em seguida, faça uma lista do mês, no caso, janeiro. Liste todos os dias numa só página (identifique quais são os finais de semana se desejar), e logo depois faça uma relação de objetivos para esse mês. A partir daí, comece suas listas diárias. Dia 1º tenho a tarefa “x”, o comprimisso “y”, preciso pagar tal conta $, etc.

No caminho, você pode ir fazendo check-lists, listas de livros para ler naquele mês, filmes para assistir, acrescentar adesivos, cores, post-it, citações… As possibilidades são infinitas!

Para ter uma ideia melhor, e VISUALIZAR tudo isso que eu resumi aqui bem rapidamente, dê uma olhada aqui nessa matéria da Galileu: https://goo.gl/DaU63F 

Recomendo também o blog “Vida Organizada” que explica bem esse assunto também https://goo.gl/tdBb3j 

E ainda existem vários vídeos no YouTube!

Obs: se você está lendo esse texto, e é um “especialista” em Bullet Journal, ou se faz o seu há muito tempo, por favor, não me julgue. Eu realmente quis dar apenas uma dica e não explicar toda a técnica minuciosamente! Fique à vontade para nos dar mais dicas nos comentários! ?

Revisando o ano que passou

Uma outra dica legal para essa época, é refletir sobre o ano que está terminando. Costumo colocar num papel, questões como meus sucessos na vida pessoal, no trabalho, o que eu estou feliz por ter feito/conquistado, quais foram meus maiores desafios, o que eu devo mudar no próximo ano, etc.

A partir daí, coloco também no papel qual a minha visão para esse ano novo, escrevo agradecendo como se tudo já tivesse acontecido!



Acaba se tornando divertido e ajuda a visualizar tudo se concretizando. Faça suas próprias listas, enumere os lugares que deseja conhecer em 2018, o que pretende fazer para melhorar sua vida pessoal, lista de objetivos e metas, hábitos novos que pretende começar, enfim!! Não há limites!

Sempre falo aqui para “colocar no papel”, escrever, anotar. Mas, para quem gosta de tudo “digital” também vale! Faça onde e como se sentir melhor.

Artigo legal sobre “como montar um Bullet Journal no Evernote” https://goo.gl/kxNyGy 

"Não sou obrigada"

No mais, tenha uma excelente virada de 2017 para 2018! Mas não se sentia obrigado (a) a ir a alguma grande festa, participar de rituais, ficar naquele clima “obrigatório” da ceia na casa da família, etc. Faça o que te faz bem! Se ir a alguma praia ou local público assistir aos fogos então vá! Se prefere uma festa na casa de amigos ou familiares, que ótimo! Se prefere ficar em casa, qual o problema?

Não se sinta obrigado a nada. E se por algum motivo, você não puder estar onde gostaria, já coloque isso como meta para a próxima virada. Se planeje, e seja cocriador dessa realidade.

Desejamos que o seu fim de ano seja de muita energia boa, prosperidade, luz e gratidão!

Agradeça pelo ano que está terminando, mesmo que seja pelos aprendizados de situações não tão boas. Agradeça! Vamos vibrar na energia do amor e da gratidão para que possamos atrair mais coisas boas para nossas vidas!

Feliz 2018!



Gratidão por ter estado aqui com a gente esse ano!

Que esse novo ano traga ainda mais vitórias e alegrias para o Evoluir Juntos!




Paz e luz!

Ana Carolina Reis de Araujo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

25 Filmes para expandir a consciência

25 Filmes para expandir a consciência Filmes – Expansão da consciência – Documentários – Física Quântica – Despertar – Curadores – Nova Terra – Filmes espíritas Olá! Gratidão por ter você aqui novamente! Feriado chegando, e nada melhor do que uma lista de filmes para assistir com a família, amigos ou na melhor companhia de todas: a sua com você mesmo. Pensando nisso, preparamos mais uma lista filmes com temas de expansão da consciência, espiritualidade, a Nova Terra, despertar coletivo, dentre documentários, filmes “sessão da tarde”, indo até alguns mais densos e com cenas impactantes. Ou seja, tem para todos os gostos! Aproveite e compartilhe! Afinal, tudo que consumimos, influencia na nossa vida, na nossa saúde e na nossa evolução como seres neste planeta. Já parou para pensar com o que tem alimentado seu conhecimento? Não é apenas com a comida que devemos ter atenção. Mas também com o que lemos, assistimos e assimilamos de alguma forma em nossos corpos fí

Porque as pessoas se afastam?

Olá, se você chegou até este texto, deve estar se questionando porque algumas pessoas se afastam, ou porque algumas amizades esfriam, brigas acontecem, pessoas mudam, relações se quebram, etc e etc. Para muitas pessoas, isso até passa um pouco despercebido, algo natural da vida. Mas para outras, é quase como uma tortura, um questionamento interno que teima em brotar no meio dos pensamentos. Quando você começa a entrar nesse mundo do autoconhecimento, a prestar mais atenção no momento presente, a sentir a sutileza dos sinais que vida te dá, a não se prender nem se preocupar muito com situações e coisas que acontecem no dia a dia, você consegue começar a entender o porquê de algumas pessoas não estarem mais na sua vida. Ninguém aparece na sua vida por um simples acaso. Nem mesmo aquela pessoa que sentou do seu lado no transporte público, e falava ao telefone exatamente sobre aquele assunto que você vinha pensando por semanas em como resolveria. Aquela pessoa veio te trazer s

Os 7 Principais Chacras

Olá! Gratidão por ter você aqui! Esse texto surgiu de uma série de postagens no nosso Instagram @evoluirjuntos em parceria com o Espaço Aroma de Flor Terapias Alternativas @aromadeflorterapias , para explicar o que são os chacras ou chakras e quais são os 7 principais deles! Assim, você pode saber qual a importância disso na sua vida e ter dicas de como equilibrar cada aspecto em desequilíbrio. Esse texto foi escrito de forma bastante simples, para que todos possam compartilhar! O que são chakras? Você já ouviu falar de “chakras” ou “chacras”? Trazendo para a nossa língua, podemos traduzir como “Centro de Energia” ou simplesmente “Roda” que é a palavra de tradução literal do sânscrito (a língua ancestral da Índia e do Nepal). Nós não somos apenas um corpo físico, mas também, assim como todo o restante do Universo, somos energia . Esta energia, se manifesta em vários níveis: a matéria, formada pelos átomos que é o seu corpo físico (esse mesmo aí que você