Pular para o conteúdo principal

Quinoa e Amaranto: cuidado!



Olá, gratidão por você estar aqui!

Há um tempo atrás, fizemos um bolo em casa, usando os flocos de amaranto. Usamos no lugar da aveia, como é indicado em diversas receitas hoje em dia (geralmente você pode substituir a aveia pela quinoa ou amaranto em flocos, para ter a mesma textura na sua receita).

Mas, para minha surpresa, eu passei muito mal depois que comi o bolo!!!!
Nesse texto me refiro apenas aos FLOCOS de quinoa e amaranto, e não os grãos propriamente ditos.

Pensei: "só pode ser o amaranto", até porque, o restante dos ingredientes eu já estava acostumada a usar".

Resolvi então pesquisar na Internet, e descobri que havia diversos casos de pessoas que foram parar no hospital depois de consumir a quinoa ou o amaranto em flocos! As reações eram sempre de vômitos, dores no estômago e diarreia (o corpo tentando se livrar de algo que não lhe fez bem!).

amaranto em grãos

Fiquei assustada com isso, e principalmente, por não achar nenhuma referência concreta ou notícias a respeito disso (os relatos que encontrei, vieram do Facebook ou de comentários em textos de blog como este!).

Por isso resolvi dar esse alerta. Participo de muitos grupos nas redes sociais de pessoas com diversos tipos de intolerâncias alimentares. Essas pessoas, muitas vezes já tem o sistema digestivo mais sensível, e vivem tentando controlar inflamações e se sentir bem.

É claro que a melhor alternativa é sempre a comida mais natural possível: verduras, frutas, legumes, etc. Descascar mais e desembalar menos. Além de ouvir o próprio corpo, saber se uma dor não é resultado de estresse, de preocupações ou outra causa emocional.

Entretanto, fica uma dúvida: mas amaranto e quinoa são grãos, são naturais... Será que não podemo comer?

Não é bem assim. Eu  apenas aconselho a tomar cuidados se você tem a digestão mais lenta ou se tem algum tipo de intolerância ou condição autoimune. Que fique bem claro que eu não sou médica. Só estou compartilhando a minha experiência.

Acredito que em pequenas quantidades, não deve fazer mal. Porém, é sempre bom procurar a origem do grão, se é de boa procedência, a validade, se estava bem embalado e armazenado, etc. Veja também, se no pacote está presente a expressão "contém glúten" (caso seja celíaco) ou outro alergênico que faria mal a você. Confira sempre a embalagem.

Encontrei relatos, onde o recomendado é de que para se consumir esses grãos, é preciso antes deixá-los de molho (como se faz com o feijão, a lentilha e etc). Isso seria para retirar alguns anti-nutrientes naturais do alimento.

No caso dos flocos (que foi o que me fez mal, e a outras várias pessoas também), esses já teriam sido lavados no processo de produção (sendo importante confirmar isso com o fabricante, se você já tiver sentido algum mal estar quando consumiu o produto).

flocos de amaranto

Dê preferência aos pacotes que venham com selos de qualidade, e/ou selos de alimento orgânico. Esses provavelmente tiveram um processo correto de produção e tem mais qualidade.

Resumindo, o que eu diria é: na dúvida, pesquise mais antes de consumir. Teste pequenas quantidades e veja como seu organismo reage. E se for consumir os grãos, deixe sempre de molho por algumas horas antes de prepará-los.

Tanto o amaranto quanto a quinoa em flocos, já causaram mal estar em algumas pessoas. Se você já teve enjoo, dor de estomago, cólicas, diarreia ou outro sintoma quando comeu esses alimentos, procure um especialista.

Aqui em casa, sempre preparamos um quibe assado usando a quinoa no lugar do trigo, e nunca passei mal. Utilizamos a quinoa em grãos mesmo, e deixamos sempre de molho por algumas horas antes de preparar.

Pesquise a respeito, pergunte ao seu médico, ao nutricionista. Se alguém souber a real causa dessas reações, deixe um comentário aqui embaixo porque informação é sempre bom e o meu objetivo é compartilhar para aprender mais!

*Porque isso não é divulgado? Eu também me pergunto até hoje. 

Paz, bem e saúde!

Ana Carolina Reis

*Este texto é apenas um relato de experiência pessoal. Não se trata de artigo médico ou nutricional. Procure sempre um especialista. ;)

Comentários

  1. Olá! Tb fui vítima do amaranto em flocos! Minha desconfiança é contaminação com a toxina da bactéria Bacillus cereus. Os vômitos são muito fortes suor frio fraqueza... É muito comum intoxicação por Bacillus cereus em produtos desidratados como o Amaranto em flocos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

25 Filmes para expandir a consciência

25 Filmes para expandir a consciência Filmes – Expansão da consciência – Documentários – Física Quântica – Despertar – Curadores – Nova Terra – Filmes espíritas Olá! Gratidão por ter você aqui novamente! Feriado chegando, e nada melhor do que uma lista de filmes para assistir com a família, amigos ou na melhor companhia de todas: a sua com você mesmo. Pensando nisso, preparamos mais uma lista filmes com temas de expansão da consciência, espiritualidade, a Nova Terra, despertar coletivo, dentre documentários, filmes “sessão da tarde”, indo até alguns mais densos e com cenas impactantes. Ou seja, tem para todos os gostos! Aproveite e compartilhe! Afinal, tudo que consumimos, influencia na nossa vida, na nossa saúde e na nossa evolução como seres neste planeta. Já parou para pensar com o que tem alimentado seu conhecimento? Não é apenas com a comida que devemos ter atenção. Mas também com o que lemos, assistimos e assimilamos de alguma forma em nossos corpos fí

Porque as pessoas se afastam?

Olá, se você chegou até este texto, deve estar se questionando porque algumas pessoas se afastam, ou porque algumas amizades esfriam, brigas acontecem, pessoas mudam, relações se quebram, etc e etc. Para muitas pessoas, isso até passa um pouco despercebido, algo natural da vida. Mas para outras, é quase como uma tortura, um questionamento interno que teima em brotar no meio dos pensamentos. Quando você começa a entrar nesse mundo do autoconhecimento, a prestar mais atenção no momento presente, a sentir a sutileza dos sinais que vida te dá, a não se prender nem se preocupar muito com situações e coisas que acontecem no dia a dia, você consegue começar a entender o porquê de algumas pessoas não estarem mais na sua vida. Ninguém aparece na sua vida por um simples acaso. Nem mesmo aquela pessoa que sentou do seu lado no transporte público, e falava ao telefone exatamente sobre aquele assunto que você vinha pensando por semanas em como resolveria. Aquela pessoa veio te trazer s

Os 7 Principais Chacras

Olá! Gratidão por ter você aqui! Esse texto surgiu de uma série de postagens no nosso Instagram @evoluirjuntos em parceria com o Espaço Aroma de Flor Terapias Alternativas @aromadeflorterapias , para explicar o que são os chacras ou chakras e quais são os 7 principais deles! Assim, você pode saber qual a importância disso na sua vida e ter dicas de como equilibrar cada aspecto em desequilíbrio. Esse texto foi escrito de forma bastante simples, para que todos possam compartilhar! O que são chakras? Você já ouviu falar de “chakras” ou “chacras”? Trazendo para a nossa língua, podemos traduzir como “Centro de Energia” ou simplesmente “Roda” que é a palavra de tradução literal do sânscrito (a língua ancestral da Índia e do Nepal). Nós não somos apenas um corpo físico, mas também, assim como todo o restante do Universo, somos energia . Esta energia, se manifesta em vários níveis: a matéria, formada pelos átomos que é o seu corpo físico (esse mesmo aí que você