Overnight sem "oats"!

By evoluirjuntos - janeiro 12, 2017




Olá a todos!!

Como está sendo esse início de ano? Aqui no Evoluir Juntos continua sendo de muito aprendizado!

Hoje eu vim mostrar pra vocês uma receita que eu fiz pra variar um pouco o café da manhã nesse verão calorento do Rio de Janeiro!!

Fiquei me perguntando: o que poderia comer pra já refrescar desde cedo?

Então lembrei dos “potinhos de frutas, aveia, grãos”, ou seja, o famoso Overnight Oats! Eles passam a noite na geladeira (daí o nome “overnight”), então só podem ser super deliciosos numa manhã que já começa com 30 graus (pois é, aqui tá assim)!

overnight-oat

Como você já deve ter lido muito por aí, a ideia parece que surgiu nos Estados Unidos, como opção saudável para substituir o breakfast, e virou moda na internet!

Confesso que não curto muito as modas que aparecem por aí, tanto que só em 2017 vim testar essa receita!

Mas ter a mente aberta faz parte da evolução! Estou trabalhando pra isso! Então, vamos as dicas?

Ah! Claro! Porque o título do texto é Overnight sem oats! Eu não usei aveia (oat). E já pesquisei por aí que tem muita receita sem aveia também. Isso porque vai do gosto de cada um (ou se você pode ou não consumir aveia)! Você pode inventar seu próprio Overnight, inverter a ordem das camadas, trocar ingredientes… Uma infinidade de possibilidades!

Overnight!

Receita (como eu faço):
  • 1 colher de sopa de chia
  • Iogurte vegetal (não consumo lácteos) ou creme de castanha de caju
  • Frutas – podem ser bananas, kiwi, pera, mamão, manga, morango, framboesa, mirtilo, ou qualquer outra que você goste! Tente optar por uma que não solte tanta água pois o legal é deixar a receita bem cremosa (abacaxi solta bastante água, por exemplo).
  • Castanhas a gosto
  • Granola a gosto
  • Sementes de abóbora, de gergelim, de girassol e de linhaça
  • Cacau nibs, pólem, canela, frutas desidratadas

Como fazer:

Em um recipiente de vidro, intercale as camadas.

Quando não usar a aveia (que geralmente é a base de muitas receitas), hidrate (misture) a chia no próprio iogurte ou creme, e faça a primeira camada.

Depois vá colocando as frutas. Acrescente uma camada de iogurte ou creme, outra camada de sementes, mais uma de frutas, cubra com o iogurte.

Por fim, finalize como desejar! Com nozes, cacau nibs, pólem granulado, canela, cramberrys, blueberrys, etc… (Adicione nutrientes! “Super-alimentos”! Adicione vida!)

Dicas:

Creme de castanha de caju
100g de castanha de caju crua escorrida após 1 hora de molho
60 a 125 ml de água
1 colher (chá) de extrato de baunilha
Bata as castanhas com 60ml de água no liquidificador, colocando mais água conforme a necessidade, até ficar um creme liso. Coloque o extrato e bata por mais alguns segundos.
* Receita do livro “Alimentos para o bem-estar. Restabeleça o equilíbrio e melhore a saúde com a dieta alcalina”, de Natasha Corrett e Vicki Edgson.

Iogurte vegetal – você pode comprar pronto (já tem uns ótimos no mercado) ou fazer em casa! Eu não uso os de soja porque, geralmente, é soja transgênica. Na última vez eu fiz um com leite de coco caseiro, agar-agar (precisa ir ao fogo!), e bati com manga! Delícia!!

Fica mais natural ainda se você fizer com creme de castanha de caju, em vez de usar o agar-agar. O creme de castanhas (1 xícara) batido com ½ xícara de biomassa de banana-verde, ½ xícara de água ou leite vegetal, suco de ½ limão e umas tâmaras para adoçar! Que tal? Inventei agora! Bate tudo, coloque para gelar e me conta o que achou!

A aveia – se quiser fazer o Overnight tradicional, é só misturar a aveia no iogurte e usar como base! Você pode também, em vez de iogurte, hidratar a sua base com leite de coco caseiro, leite de amêndoas, ou qualquer leite de sua preferência! Como ficará a noite toda na geladeira hidratando, vai virar um “creme”.

A ordem das camadas é você quem decide! Pode inverter, trocar, tirar, acrescentar! Mas lembre-se que também comemos com os olhos! Deixe seu potinho bonito de se ver!

Utilize potes ou copos de vidro, e deixe tampado dentro da geladeira.

overnight-sem-oats

Não ria da minha humilde foto! E as camadas não ficaram tão visíveis e bonitinhas dessa vez, mas é que da primeira vez eu esqueci de tirar a foto! ;)
*Sim, alguém aqui gosta muito de Engenheiros do Hawaii! hehe

Acreditamos que essa é uma ótima opção de café da manhã ou lanche para o verão! 

Se quiser mais uma dica de receita rápida e refrescante, confere lá no nosso Instagram uma receita de sorvete de morango com 3 ingredientes apenas! 

Gratidão por acompanhar nosso texto e nosso Blog!

Evoluir juntos é o nosso objetivo. Estamos apenas no começo!

E como o objetivo é compartilhar conhecimento e motivação sempre, fica uma reflexão para hoje:

"O estresse do crescimento é muito menor que o do fracasso e da estagnação."

Flávio Augusto - Geração de Valor


Ana Carolina Reis - Evoluir Juntos

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários