10 hábitos saudáveis para começar o dia

By Evoluir Juntos - dezembro 23, 2016



Olá! Já agradeceu hoje?

Sim, agradeça pela noite dormida, pela sua cama, pelas pessoas ao seu redor, pela sua casa, por ter comida à mesa… E por tudo mais que for grato. Começar o dia assim já melhora o seu café da manhã.

1 – A primeira dica do Evoluir Juntos eu já dei: agradecer!
Comece seu dia respirando fundo e mentalizando que será um ótimo dia. Faça uma lista de todas as coisas pelas quais você pode ser grato! Ou escreva 3 coisas, todos os dias, pelas quais você é grato(a)!

lindo-dia-alongando-sapos

2 – Fazer um alongamento ao acordar!

Muitas pessoas tem o hábito (involuntário) de “pular” da cama ao acordar. Mas se você criar o hábito de se esticar ainda na cama, alongar o corpo com pequenos movimentos, com calma e controlando a sua respiração, isso já te trará mais disposição, além de eliminar tensões do seu corpo, diminuir dores como a da coluna, de cabeça, nos ombros.

Se não conhece nenhum movimento para alongar, você pode começar apenas respirando e esticando todo seu corpo, dobrando e abraçando as pernas, relaxando o pescoço…

alongamento-gratidao-manha

3 – Hidratação matinal!

Outra dica pra começar nutrindo bem o seu corpo, é tomar de um a 2 copos d'água em jejum, e continuar bebendo durante o dia. Esse hábito é importante para o bom funcionamento do nosso cérebro e também dos nossos rins.

A água ainda melhora o trato digestivo, ajuda a manter a elasticidade da pele, atua como lubrificante de músculos e articulações, além de favorecer a eliminação de toxinas e prevenir algumas doenças. Ou seja, vamos beber bastante água! Aquela “regra” de 2 litros por dia, varia de pessoa para pessoa, de acordo com as atividades que ela pratica e etc.

*Dica de leitura: água com limão em jejum pela manhã!  Água com limão - Conceição Trucom

agua-com-limao

4 – Outro ótimo hábito pra você incorporar as suas manhãs é meditar!

Ah mas eu não sei fazer isso! Sou muito agitado, não consigo. Não tenho tempo! É coisa de budista, de religião! É coisa de hippie!” e por aí vão as desculpas.

Meditar pela manhã pode te trazer um início de dia mais tranquilo e ainda te ajudar na resolução de situações ao longo do dia.

Na meditação existem várias técnicas. Cada pessoa se adapta melhor numa determinada técnica, e pode variar também. Existem pessoas que gostam de ouvir meditações guiadas (hoje temos acesso a vários aplicativos como o Sattva, Headspace e o Omvana ou até mesmo, vídeos no YouTube se você preferir); outros preferem uma meditação em grupo, ou acompanhada por um tutor ou professor; tem pessoas que apenas se sentam em algum lugar para esvaziar a mente e já estão meditando; existem técnicas religiosas; com cânticos ou mantras; algumas que utilizam a água do mar; e etc. Ou seja, são muitas! Eu não conheço todas e nem sou especialista no assunto.

O que importa é que a meditação já tem seus efeitos comprovados por pesquisas da medicina. Na verdade, na medicina oriental, já se conhecem os benefícios da meditação há muitos anos. Porém, na cultura ocidental, a aceitação desses efeitos positivos no corpo e na mente de quem pratica, é recente.

Você já deve ter ouvido que essa prática alivia o estresse, melhora a concentração e a memória. Além disso, meditar ainda provoca uma melhora no sistema cardiovascular, ajuda a combater a insônia e problemas como a depressão, alivia dores e ainda reforça a imunidade!

Aqui no Evoluir Juntos acreditamos que o maior benefício da meditação é que ela te dá clareza mental. Sua mente fica mais atenta, você consegue entender melhor as coisas ao seu redor, as dúvidas são sanadas com mais facilidade, aquele problema logo se mostra com uma solução, a sua paciência é maior e os insights aparecem como mágica. Eu pratico e sinto a diferença na minha vida.

Tente o seguinte: sente-se numa posição confortável, relaxe o corpo, perceba se tem alguma tensão, vá relaxando essas tensões e prestando a atenção na sua respiração. Só isso! Sinta e observe o ar entrando, e o ar saindo. Conte as respirações se achar necessário (para prender sua atenção nisso e não se deixar perder nos pensamentos que aparecem). Tente não brigar com seus pensamentos, porque é normal eles brotarem. Esvazie sua mente apenas observando eles, deixando que passem e sumam.

Sobre o “não ter tempo”, você pode meditar quanto tempo você tiver disponível! Se tem 5 minutos, faça 5 minutos. Se tem 2, faça 2. Não tem desculpa não é? Para quem está começando, o melhor é ir aos poucos mesmo.

Faça um intervalo de 5 minutos entre uma atividade e outra do seu dia, sente-se e apenas feche os olhos e respire. E se não der pra fazer pela manhã, faça a noite, faça no final de semana, mas tente. Se dê esse presente.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Outra dica: Tente a técnica Meditação Mindfulness guiada! 

5 – Preparar um café da manhã saudável!

Mesmo que seja uma receita rápida, o hábito de cozinhar pela manhã já faz bem. Além de nutrir o seu corpo com os alimentos certos, é claro.

Aqui no blog, nos vamos colocar uma série de receitas rápidas, saudáveis e gostosas para você fazer no seu dia a dia. Mas de qualquer forma, preparar o café da manhã, seja só para você ou para toda família é bom hábito para adquirir.

Não consuma apenas alimentos prontos e industrializados. Só aquele pãozinho da padaria com um leite não tem todos os nutrientes necessários.

Mesmo com uma vida corrida, você pode consumir um suco natural, uma fruta, substituir o pãozinho por um pedaço de aipim alguns dias, acrescentar óleo de coco no seu café (fica uma delícia! Experimente!), ter umas frutinhas secas e umas castanhas para acompanhar um iogurte natural, enfim, são inúmeras possibilidades.

overnight-oat

6 – Dar “bom dia” para família, amigos e/ou desconhecidos...

Desejar um bom dia a alguém já te traz de volta um ótimo dia!

Seja pessoalmente, para alguém que more com você, para o porteiro, um desconhecido no elevador, para o seu cachorro, ou mesmo para um parente distante pelo celular!

É um hábito simples, que passa despercebido às vezes. Mas você vai ver e sentir a diferença quando fizer.

bom-dia-familia

7 – Tomar sol e ar fresco.

Sol é vida! Tomar sol por pelo menos 15 minutos todos os dias, não só ajuda na produção da Vitamina D no seu corpo, como traz também sensação de bem-estar.

Já reparou que ficamos mais felizes em dias ensolarados? Pois é, o sol nos ajuda a produzir mais serotonina (neurotransmissor que regula o sono, o humor, o apetite…).

Fazer uma caminhada ao ar livre, buscando o contato com o sol (evitar os horários de sol mais forte, se puder) é ótimo pra nossa saúde e bom humor. Se você tiver pouco tempo pra fazer isso, aproveite o tempo que tem! Sempre damos um jeitinho pra nos sentir bem e saudáveis.

Mesmo que você não tenha um parque ou uma área de caminhada ao ar livre perto de você, caminhe até o seu trabalho, até a loja da esquina, dê uma volta, e aproveite para estar atento a tudo a sua volta (viver o “agora”, esquecer das preocupações).

banho-de-sol

8 – Praticar atividade física.

Essa dica não podia faltar aqui no Blog!

Eu entendo que existem pessoas que preferem praticar alguma atividade física a noite ou no fim da tarde. E concordamos que o importante é se exercitar e se sentir bem!

Mas quem se exercita de manhã já deve saber que isso gera um “despertar” no cérebro, praticamente como uma xícara de café. Te dá ânimo!

Além disso, começar praticando uma atividade logo pela manhã, facilita que você mantenha uma rotina de exercícios. Tem menos chances de você arrumar uma desculpa como “estou cansado de tanto trabalhar” ou aparecer um happy hour para você ir no fim do dia.

Às vezes, uma simples caminhada pela manhã, pode te trazer clareza, esvaziar sua mente daquele monte de preocupações, melhorar seu foco, te dar ideias e resoluções.

caminhada-corrida-ciclismo-parque

9 – Ter o seu momento criativo.

É pela manhã que nosso cérebro está mais ativo. Claro que essa sensação de “eu funciono melhor em tal horário” varia de pessoa para pessoa, mas você pode experimentar fazer o seguinte: sente-se com um caderno e uma caneta e faça desse seu momento criativo. Escreva o que vier na mente, não julgue nada. Ideias e soluções podem surgir, você irá se surpreender com os resultados desse hábito.
Outra dica interessante, que ajudaria aqui, é uma coisa que você pode fazer a noite, antes de dormir. Estabeleça 3 metas para o dia seguinte. Três coisas que você deve cumprir no próximo dia e que vai te fazer se sentir produtivo! Ponha no papel ou no celular. Em algum lugar que você possa lembrar e ver pela manhã.

Durante a noite nosso cérebro continua trabalhando, e já com algumas metas estabelecidas, você acordará mais disposto a cumpri-las e mais seguro também.

cafe-e-caderno

10 – Sorrir por 30 segundos na frente do espelho!

“Iii agora ela ficou doida!” =)

To não gente!

Talvez você já tenha ouvido a frase Nós não sorrimos porque somos felizes, nós somos felizes porque sorrimos, de William James.

Assistindo a um vídeo do Érico Rocha outro dia, me fez testar essa prática matinal de simplesmente sorrir! Mesmo que não faça todos os dias, apenas naqueles dias em que você acordou de mau humor ou um pouco para baixo, experimente!

Olhar no espelho e se sentir bem consigo mesmo! Não importa a aparência (ou a cara de sono). O hábito de sorrir por 30 segundos para si mesmo na frente do espelho te deixa mais otimista, desperta coisas boas.

espelho-crianca-feliz

Essas são apenas algumas dicas! Você pode adaptá-las, adquirir novos hábitos, fazer algo diferente todos os dias, enfim! São várias as possibilidades.

Vai ter aquele dia em que não teremos tempo de fazer muitas coisas, mas temos pelo menos que buscar cuidar o melhor possível do nosso bem-estar!

Coloque esses hábitos em prática desde já e sentia a melhora no seu dia! Não deixa para depois. Aquela frase de "Semana que vem eu começo!" ou "Mês que vem eu faço!" ou "Depois/amanhã eu faço!" só atrapalham a nossa vida. Faça agora! E isso serve pra tudo na vida. 

Gratidão por ter lido até aqui! 

Evoluir Juntos é o nosso objetivo. 

Até a próxima!

Links:

Benefícios da água em jejum - BBC  https://goo.gl/yiuWmZ

Beber água morna com limão em jejum - Doce Limão https://goo.gl/ZqHnD6 

Cuidados com o limão e os excessos - Doce Limão https://goo.gl/3LBXy4

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários