Melhor desodorante natural da vida! DIY

By Evoluir Juntos - setembro 19, 2017



Olá! Gratidão por você estar aqui!

O título parece meio exagerado né? Contudo, pelo menos para mim, é a mais pura verdade: hoje vou te contar a receita do desodorante natural que deu super certo comigo!

*DIY = Do It Yourself = Faça Você Mesmo!

Vou te dar também outras opções de desodorantes naturais porque, afinal, nós não somos todos iguais! Apesar de fazermos parte de Um Todo, cada organismo, cada corpo humano reage de uma determinada maneira. Então, vale a pena se observar, adaptar etapas, testar, pesquisar e estudar! Ok?

Mas, porque fazer um desodorante caseiro, se tem um monte na farmácia, com vários tipos de preços?

cosmetologia

Bom, acontece que todos esses produtos que vemos nas lojas e farmácias, estão cheios de substâncias com nomes complicados (pelo menos para quem não é da área) que fazem mal a nossa saúde. Inclusive, a maioria desses antitranspirantes possui alumínio em sua composição.

Se não é saudável ingerir alumínio, porque então "está tudo bem" em colocá-lo na nossa pele? Principalmente no caso das mulheres, que depilam as axilas, e colocam produtos por cima.

Tudo isso é absorvido pela nossa pele. Claro que isso não se aplica somente aos desodorantes, também precisamos ficar atentos (as) a vários outros cosméticos.

Como o desodorante é algo usado diariamente, vale muito a pena você experimentar essa receita caseira! E ainda sai mais barato que muitas marcas por aí! ;)

Um aviso importante, é que essas receitas que vou te passar, funcionam para prevenir os odores naturais das axilas. No entanto, não funcionam como antitranspirantes! Que tal deixar sua pele fazer o papel dela e transpirar naturalmente? (São muitas as funções do suor no nosso corpo!).

Aviso importante 2: se você tem alguma alergia, usa produtos específicos para sua pele, ou mesmo que não tenha nenhum problema de alergia, consulte sempre um dermatologista antes de testar novas receitas.

Receita 1 - Desodorante líquido - Bela Gil

Ingredientes:

Leite de Magnésia 1/2 xícara

Água filtrada 1/4 de xícara

Óleo essencial (de Lavanda ou de Malaleuca) 6 gotinhas ou 1 colher de chá

Modo de preparo:

Coloque tudo num recipiente de spray, e misture bem! Só isso!

Funciona bem também sem o óleo, porém, fica sem cheio ou "perfume".

leite de magnésia pronto

Minha opinião:

Funciona bem por um tempo, mas é preciso repor durante o dia. Se você mora numa cidade quente (como Rio de Janeiro), talvez não seja muito eficiente. Mas, depende do organismo de cada um!

Porque Leite de Magnésia?

Trata-se de uma solução de hidróxido de magnésio (normalmente usado como antiácido). Ele possui um PH básico, o que acaba impedindo a proliferação de bactérias. E são elas as causadoras dos odores nas axilas, e não o suor em si!

O óleo essencial de Malaleuca ou Tea Tree possui propriedades antimicrobianas, além de ter um cheirinho muito gostoso! O óleo de Lavanda, além de ter um perfume super agradável, tem diversas propriedades terapêuticas e também atua como antifúngico e antibactericida! Tudo de bom!

Dica: o potinho de spray vende bem baratinho nas lojas de produtos para cabelos e maquiagem!

Dica 2: você pode também usar somente o Leite de Magnésia (sem a água) e aumentar a quantidade de gotinhas de óleo de Malaleuca. *Há quem utilize somente o leite de Magnésia, sem óleo essencial. Também funciona! Só fica sem cheiro.

Receita 2 - Desodorante cremoso - Cosmetologia do Bem e YouTube

Essa eu aprendi primeiro com as meninas do Cosmetologia do Bem, e depois vi uma outra versão no YouTube. Então, aí vai a minha versão adaptada:

Ingredientes:

2 colheres de sopa de araruta em pó (ou substitua por amido de milho)

10 ml de óleo de coco

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

6 gotas de óleo de Malaleuca ou Tea Tree (*A receita original leva 1 colher de sopa de manteiga de cupuaçu, para deixar com aspecto cremoso. Mas eu não encontrei por aqui).

Modo de fazer:

Misture bem para deixar homogêneo. Depois leve para a geladeira para firmar. Está pronto! (Não precisa deixar na geladeira para sempre! rs).

desodorante caseiro

Minha opinião:

Excelente resultado!! Utilizando esse desodorante o dia inteiro e nada de odores! Funciona muito bem para cidades quentes (porque esse "inverno" em Niterói está mais para veranico né!). Já testei ele até após uma corrida e funciona. Não fica cheiro ruim. O suor é natural, ele não impede a transpiração. Mas o objetivo aqui é não ter cheiros desagradáveis ;) #melhorDesodorantedaVida !!

Porque bicarbonato de sódio?

O bicarbonato de sódio, assim como o leite de magnésia, possui PH básico impedindo a proliferação das bactérias.

Óleo de coco?

O óleo de coco é curinga né? Serve para várias coisas!! É sempre bom ter em casa. Ele possui ácido láurico em sua composição, e tem propriedades antibacterianas também. Além disso, ele também hidrata a pele. Você pode usar também o óleo de coco palmiste (esse não tem cheiro).

Se não quiser comprar um vidro inteiro só para isso, tem a opção do sachê também! (foto abaixo).

Amido de milho

A Araruta (é uma farinha branca, um amido extraído das raízes da Araruta, que é repleto de nutrientes) ou o amido de milho (a famosa Maizena que a vovó usa para fazer bolo!) funciona como espessante e também deixa a textura do desodorante mais seca.

*A receita original do Cosmetologia do Bem manda levar a mistura (sem o óleo, e com a manteiga de cupuaçu, ao banho-maria e misturar. Em seguida, coloque na geladeira). A manteiga de cupuaçu deixa a receita mais cremosa. No meu caso, não usei pois não encontrei para comprar e porque também já pesquisei e vi essa mesma receita sem ela. Ou seja, funciona mesmo assim! Desde que você use o óleo de Malaleuca! 

Hoje em dia você também já encontra pequenos produtores vendendo desodorantes naturais e outros produtos similares. Se tiver por aí na sua cidade, aproveite! *Aí na foto tem um produto que encontrei no Rio de Janeiro da marca "CHÁ DAO" para quem interessar!









Pra quê usar tantos nomes estranhos, que nem sabemos do que se trata, somente para ficar cheiroso (a) e não transpirar? Já existem pesquisas relacionando o excesso de alumínio no organismo, e o câncer de mama.

Vamos fazer a nossa parte! Espalhe essa ideia!

As receitas são super fáceis e baratas! Faz aí e depois me conta, ok?


Saúde, paz e bem!

Gratidão sempre!

Muita luz,

Ana Carolina

Cosmetologia do Bem:
http://cosmetologiadobem.com.br/ 

Vídeo com receita:




*Na dúvida: consulte sempre um dermatologista! Não teste produtos que possam te causar alergias. Cada um conhece a individualidade do seu próprio corpo. Ingredientes naturais também podem gerar reações alérgicas.

*A qualidade dos ingredientes que você usa, assim como data de validade maneira de conservação, também contam para o resultado final do produto! Pesquise sempre antes da compra ;)

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários