Pular para o conteúdo principal

Intolerância alimentar: gratidão!




Olá! Gratidão por você estar aqui!

Sim, nós sempre começamos nossos textos com muita gratidão! Não é modismo, não é "clichê". E sim ver resultados e realmente se sentir grato pelo que temos, pelo que fazemos, pelo que passamos, pela nossa história, nossos erros e aprendizados, pelas pessoas que aparecem no nosso caminho, pelo nosso trabalho, nosso organismo, nosso alimento... enfim. Eu poderia ficar aqui numa lista enorme de gratidão! Todo mundo com certeza tem essa lista enorme. ;)

Foi daí que surgiu esse título do texto de hoje. Outro dia, com um sorriso enorme no rosto, uma pessoa me disse "Aah as intolerâncias alimentares! São umas bençãos!"*. E não, não tem sarcasmo aqui. Elas são bençãos. E foi com essa simples frase dela, que eu percebi isso! Que eu tinha mais um motivo para agradecer na vida.
  • As intolerâncias alimentares nos fazem perceber o que nosso organismo está pedindo.
  • Nos apresentam a um novo mundo inteiro de possibilidades.
  • Nos alertam sobre os venenos que existem na comida moderna.
  • Nos levam a uma nutrição melhor.
  • Nos apresentam uma infinidade de cores, texturas e sabores nos alimentos!
  • Dão sinais claros de que algo precisa ser mudado e que é para o nosso bem!
  • Nos fazem estudar, aprender mais, e conhecer mais pessoas que passam pela mesma situação.
  • Nos deixam mais saudáveis! (A partir do momento que você respeita o que seu corpo pede)
  • Muitos mais outros aspectos (depende do seu ponto de vista apenas)...

Muita gente me pergunta: "Mas você não pode tomar nenhum remedinho para isso?" ou "Você não come pizza?? Como consegue?" ou "Nem um queijinho? É só um pedaço! Não quer?".



Eu sempre respondo, educadamente, que eu sou do seguinte pensamento: se meu corpo não tolera determinado alimento, porque eu vou empurrar um remédio (química, conservantes, algo não natural) para simplesmente ter um momento de prazer ao comer aquela pizza, por exemplo? Se meu corpo não quer, porque vou obrigá-lo? Não acho natural.

Não sou a favor de "enzimas lactase" compradas em farmácia (quem tem intolerância a lactose sabe do que estou falando). Já tentei, no início da minha adaptação. Mas hoje em dia passo longe. Até porque, se você não tiver uma alimentação balanceada e controlada, nem a enzima vai evitar seu desconforto.

E cá entre nós: os veganos estão super certos ao afirmar que "leite de vaca é para o bezerro! E não para humanos". Mas isso é outro papo ;)




A palavra de hoje é GRATIDÃO.

Então, para você que descobriu há pouco tempo, que tem intolerância a lactose, ao glúten, a soja, alergia ao leite, ovo, amendoim, ou qualquer outro alimento: não de desespere! Respira fundo! O mundo não acabou para você!

É fácil alguém chegar e te dizer para "ver o lado bom disso tudo". Eu sei! Já passei por isso. Na verdade, ninguém me disse "veja o lado bom!"! Eu gostaria muito de ter ouvido isso. Então, estou aqui para dizer isso a você!

SIM! Existe um lado bom!

Seu lindo corpo está te dando alertas! Está dizendo "Hey, vamos nos cuidar melhor? Que tal experimentar um prato novo? Vamos aprender mais opções? Olha quantas cores tem na natureza para enfeitar seu prato!" e por aí vai!

Você está na era da informação. Olha que sorte ter tanta receita, aulas, cursos, dicas e blogs ao seu alcance! Tem muita gente que não teve isso. Você tem essa vantagem! E ainda pode compartilhar o que você aprende com os outros!

Procure grupos online, nas redes sociais, converse com pessoas que tem a mesma intolerância alimentar que a sua, aprenda receitas e dicas com elas!
Já deu uma olhada na sessão de culinária das livrarias? Nossa! Quanta mudança de uns anos para cá! Quanta informação linda!

E sem falar as profissões que surgem desse nicho. Novos nutricionistas se formando, cozinheiros, empreendedores, blogueiros, escritores, coaches de saúde, educadores, etc.

E o veganismo? Os veganos estão por aqui na Internet arrasando nas receitas, dicas, educando, conscientizando! Vale super a pena aprender com eles (e quem sabe se tornar vegano também?!).

Para quem curte televisão, até mesmo lá já temos mais informação. Canais como o GNT apresentam, dentre outros conteúdos, programas de culinária saudável, receitas da cozinha inclusiva, crianças aprendendo a se alimentar melhor.

Resumindo: só não aprende mais quem não quer! (Até nas bancas de jornal pipocam revistas com receitinhas sem glúten, sem lactose e veganas! hehehe).

Existem diversos benefícios do não consumo de leite, de carnes, de ovos, de grãos, de farinhas, de açúcar (nossa, esse é praticamente veneno!). Muitos médicos e estudiosos espalham informações valiosas nas redes.

Claro, cada organismo funciona de uma forma! Há quem viva bem comendo carnes e tá tudo bem. Não é porque eu acho o veganismo lindo, que vou impor isso a ninguém.

Há quem não resista a um queijinho (vide minha alergista que não acredita que eu fique sem comer pizza hahaha) e tá tudo bem!

Sofrer, reclamar e se fazer de vitima, é opção sua.



Então, já que não dá para voltar ao passado, já que o caminho é aceitar e seguir em frente, veja o lado bom! Se alimente melhor, pratique exercícios, vá ao nutricionista, faça uma nova rede de amigos, estude, compre livros, leia mais, beba mais água (sempre ajuda!), sorria mais, deixe a opinião dos outros para lá e se joga na vida!

Seja grato! Se descobriu que tem alguma intolerância alimentar, veja o que ela está tentando te ensinar. Agradeça por ela.

Tem tanta opção de alimentos no mundo, que pode ter certeza que fome você não passa!

Está tudo bem!

Gratidão por você ter vindo até aqui! E se veio, é porque essas palavras eram para você!

Saúde, paz & bem!

Ana Carolina Reis - Evoluir Juntos



*A frase inspiradora desse texto foi da Juliana Malhardes - Chef Educadora em Culinária Viva - https://www.facebook.com/CulinariaViva/ 

Mais uns conteúdos para você:

Blog Lactose Não, Flávia Machioni - relatos, receitas e dicas para intolerâncias alimentares https://www.lactosenao.com/

Flávio Passos, Pura Vida - estudioso da nutrição funcional, que faz o alimento seu remédio - https://www.facebook.com/flaviopassospuravida/

Receitinhas da Chef Susan Marta - maravilhosas! https://www.amorpelacomida.com.br/ 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

25 Filmes para expandir a consciência

25 Filmes para expandir a consciência Filmes – Expansão da consciência – Documentários – Física Quântica – Despertar – Curadores – Nova Terra – Filmes espíritas Olá! Gratidão por ter você aqui novamente! Feriado chegando, e nada melhor do que uma lista de filmes para assistir com a família, amigos ou na melhor companhia de todas: a sua com você mesmo. Pensando nisso, preparamos mais uma lista filmes com temas de expansão da consciência, espiritualidade, a Nova Terra, despertar coletivo, dentre documentários, filmes “sessão da tarde”, indo até alguns mais densos e com cenas impactantes. Ou seja, tem para todos os gostos! Aproveite e compartilhe! Afinal, tudo que consumimos, influencia na nossa vida, na nossa saúde e na nossa evolução como seres neste planeta. Já parou para pensar com o que tem alimentado seu conhecimento? Não é apenas com a comida que devemos ter atenção. Mas também com o que lemos, assistimos e assimilamos de alguma forma em nossos corpos fí

Porque as pessoas se afastam?

Olá, se você chegou até este texto, deve estar se questionando porque algumas pessoas se afastam, ou porque algumas amizades esfriam, brigas acontecem, pessoas mudam, relações se quebram, etc e etc. Para muitas pessoas, isso até passa um pouco despercebido, algo natural da vida. Mas para outras, é quase como uma tortura, um questionamento interno que teima em brotar no meio dos pensamentos. Quando você começa a entrar nesse mundo do autoconhecimento, a prestar mais atenção no momento presente, a sentir a sutileza dos sinais que vida te dá, a não se prender nem se preocupar muito com situações e coisas que acontecem no dia a dia, você consegue começar a entender o porquê de algumas pessoas não estarem mais na sua vida. Ninguém aparece na sua vida por um simples acaso. Nem mesmo aquela pessoa que sentou do seu lado no transporte público, e falava ao telefone exatamente sobre aquele assunto que você vinha pensando por semanas em como resolveria. Aquela pessoa veio te trazer s

Os 7 Principais Chacras

Olá! Gratidão por ter você aqui! Esse texto surgiu de uma série de postagens no nosso Instagram @evoluirjuntos em parceria com o Espaço Aroma de Flor Terapias Alternativas @aromadeflorterapias , para explicar o que são os chacras ou chakras e quais são os 7 principais deles! Assim, você pode saber qual a importância disso na sua vida e ter dicas de como equilibrar cada aspecto em desequilíbrio. Esse texto foi escrito de forma bastante simples, para que todos possam compartilhar! O que são chakras? Você já ouviu falar de “chakras” ou “chacras”? Trazendo para a nossa língua, podemos traduzir como “Centro de Energia” ou simplesmente “Roda” que é a palavra de tradução literal do sânscrito (a língua ancestral da Índia e do Nepal). Nós não somos apenas um corpo físico, mas também, assim como todo o restante do Universo, somos energia . Esta energia, se manifesta em vários níveis: a matéria, formada pelos átomos que é o seu corpo físico (esse mesmo aí que você