Pular para o conteúdo principal

Alimentação e hábitos desintoxicantes



Olá! Gratidão por você estar aqui!

O post de hoje é inspirado num livro e é também uma dica de leitura: "Alimentação Desintoxicante - Para Ativar o Sistema Imunológico", Conceição Trucom (Editora Alaúde).

livro aliment des 2

Este não é um post pago ou patrocinado. Eu simplesmente gosto muito deste livro mesmo! E acredito que conhecimento e dicas são para compartilhar.

Confesso que o comprei quando não estava ainda muito preparada para entender todo o seu conteúdo. Falo isso, porque esse livro não é mais um livro de "receitas detox que você vai começar a fazer amanhã e perder 5 kg em uma semana". É um texto mais profundo, e ao mesmo tempo com uma linguagem super simples e agradável. Serve para "todas as pessoas do planeta" (como diz a própria autora).

Todos nós estamos intoxicados. Seja por alimentos que comemos, agrotóxicos, líquidos que consumimos, produtos químicos que usamos, pensamentos ruins, crenças que nos limitam, coisas que escutamos ou enxergamos, o estresse do dia a dia, etc.

livro aliment des sumário

Hoje em dia, ainda temos os fatores "medo e insegurança" da sociedade moderna. Repare nos telejornais, o que você vê lá? Quase nenhuma notícia boa, certo? É a sociedade do medo se sustentando e nos intoxicando.

Esse livro, vai além da alimentação. A autora segue um roteiro que faz o leitor perceber, que não adianta apenas tomar os chás, sucos e demais receitas que ela apresenta. E sim, tomar consciência de si mesmo, olhar pra dentro, saber que não é só do corpo físico que devemos cuidar, aprender a perdoar, a meditar, a rir, a entender as mensagens do próprio organismo, praticar atividades que cooperem nesse processo de limpeza, e tornar a desintoxicação algo diário e permanente.

Como nos intoxicamos? Que informações uma doença nos passa? Como funcionam os sistemas de excreção? Como funcionam nossas decisões e atitudes? Quais são os hábitos desintoxicantes? Como praticar essa alimentação desintoxicante diariamente?

detox 3


Entendeu o caminho a se percorrer? Por isso quis dar essa dica de leitura. Ela é válida para todos! Quem não precisa se limpar de algo que atire a primeira pedra! Estamos aqui para crescer, evoluir, aprender e seguir adiante.

Tenho visto muitas pessoas ficando doentes, e não procuram saber a real causa de sua enfermidade. Na maioria das vezes, nós somos os responsáveis pela doença. Ela vem nos dar um aviso, algo que precisamos mudar e aprender. Nos obriga a parar e refletir: será que minhas decisões estão baseadas no medo ou no amor?

Será que vale a pena ficar doente simplesmente porque está estressado? "Isso é assim mesmo! A vida é dura assim, e preciso aguentar". Pare e reflita. Veja o que está dizendo a si mesmo. O que você tem a aprender aí?

meditando mulher lago

É difícil aceitar e entender que nós somos responsáveis por tudo que nos acontece, inclusive "doenças". Eu sei, eu mesma adiei a leitura desse livro quando vi que o primeiro capítulo me dizia que "a doença é um mestre". Deixei ele na prateleira por muito tempo. Por que naquela época, aquilo parecia absurdo!

Com o tempo, fui vendo que aquele conhecimento era maravilhoso! E que não sou obrigada a seguir todas as receitas ou praticar todas as atividades. Cada um adapta da sua maneira.

Praticar o silêncio, praticar o perdão, fazer sucos de frutas e vegetais, consumir chás que nunca tinha ouvido falar, jejum, meditação, banhos de sol, alimentos que curam, hidratação, hábitos novos e saudáveis, exercícios, mastigação, alimentos fermentados, receitas de sucos, sopas, chás terapêuticos. Isso tudo e mais coisas detalhadas. Tudo nessa incrível leitura.

zen pedras

Eu precisava compartilhar isso com vocês! Desculpe se não correspondi a sua expectativa de mais um post de sucos detox. Mas quem sabe não era mesmo para você estar aqui lendo exatamente isso? E descobrindo que nem só de "suco verde" vive a humanidade. Não crie expectativas. Deixe-as de lado. Aproveite o momento!

Reflita.

Saúde, paz e bem!

Gratidão

Ana Carolina Reis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

25 Filmes para expandir a consciência

25 Filmes para expandir a consciência Filmes – Expansão da consciência – Documentários – Física Quântica – Despertar – Curadores – Nova Terra – Filmes espíritas Olá! Gratidão por ter você aqui novamente! Feriado chegando, e nada melhor do que uma lista de filmes para assistir com a família, amigos ou na melhor companhia de todas: a sua com você mesmo. Pensando nisso, preparamos mais uma lista filmes com temas de expansão da consciência, espiritualidade, a Nova Terra, despertar coletivo, dentre documentários, filmes “sessão da tarde”, indo até alguns mais densos e com cenas impactantes. Ou seja, tem para todos os gostos! Aproveite e compartilhe! Afinal, tudo que consumimos, influencia na nossa vida, na nossa saúde e na nossa evolução como seres neste planeta. Já parou para pensar com o que tem alimentado seu conhecimento? Não é apenas com a comida que devemos ter atenção. Mas também com o que lemos, assistimos e assimilamos de alguma forma em nossos corpos fí

Porque as pessoas se afastam?

Olá, se você chegou até este texto, deve estar se questionando porque algumas pessoas se afastam, ou porque algumas amizades esfriam, brigas acontecem, pessoas mudam, relações se quebram, etc e etc. Para muitas pessoas, isso até passa um pouco despercebido, algo natural da vida. Mas para outras, é quase como uma tortura, um questionamento interno que teima em brotar no meio dos pensamentos. Quando você começa a entrar nesse mundo do autoconhecimento, a prestar mais atenção no momento presente, a sentir a sutileza dos sinais que vida te dá, a não se prender nem se preocupar muito com situações e coisas que acontecem no dia a dia, você consegue começar a entender o porquê de algumas pessoas não estarem mais na sua vida. Ninguém aparece na sua vida por um simples acaso. Nem mesmo aquela pessoa que sentou do seu lado no transporte público, e falava ao telefone exatamente sobre aquele assunto que você vinha pensando por semanas em como resolveria. Aquela pessoa veio te trazer s

Os 7 Principais Chacras

Olá! Gratidão por ter você aqui! Esse texto surgiu de uma série de postagens no nosso Instagram @evoluirjuntos em parceria com o Espaço Aroma de Flor Terapias Alternativas @aromadeflorterapias , para explicar o que são os chacras ou chakras e quais são os 7 principais deles! Assim, você pode saber qual a importância disso na sua vida e ter dicas de como equilibrar cada aspecto em desequilíbrio. Esse texto foi escrito de forma bastante simples, para que todos possam compartilhar! O que são chakras? Você já ouviu falar de “chakras” ou “chacras”? Trazendo para a nossa língua, podemos traduzir como “Centro de Energia” ou simplesmente “Roda” que é a palavra de tradução literal do sânscrito (a língua ancestral da Índia e do Nepal). Nós não somos apenas um corpo físico, mas também, assim como todo o restante do Universo, somos energia . Esta energia, se manifesta em vários níveis: a matéria, formada pelos átomos que é o seu corpo físico (esse mesmo aí que você