Pular para o conteúdo principal

Água com limão e cúrcuma: para que serve?



Olá! Gratidão por você ter vindo até aqui!

A receita de hoje não é nenhuma "receita milagrosa" que vai prometer curar doenças ou fazer emagrecer. Mas sim, uma bela ajuda ao para o seu organismo que, combinada com outros hábitos saudáveis, vai "dar um up" na sua imunidade, espantar resfriados, melhorar a digestão de alimentos e alcalinizar seu corpo.

Eu já fazia essa bebida de manhã, desde que começou o friozinho. Eu comecei a fazer apenas na tentativa de juntar alguns ingredientes que usava todo dia, numa receita só. Mas há alguns dias, eu vi que tem vários terapeutas, especialistas em Ayurveda e outras pessoas também recomendando.

A água morna com limão já famosa por aí (também já indicamos ela como um dos hábitos saudáveis para sua manhã aqui), e faz muito bem pro organismo mesmo! Eu já acostumei e nem sinto o "azedinho" do limão. Na verdade, acho uma delícia e sinto falta quando não tem limão em casa (Veja mais detalhes e dicas no final do texto).

Mas o que deixa a bebida com essa cor alaranjada linda aí da foto? Sim, a cúrcuma! Conhecida também como açafrão da terra.

A curcumina, componente da cúrcuma, tem propriedades anti-inflamatórias, anti-oxidantes, reduz o risco de doenças cardíacas além de outros benefícios. Você encontra facilmente nas feiras, mercados, lojas de produtos naturais. É um tempero usado em praticamente todos os pratos indianos. O famoso “curry” também possui a cúrcuma na sua composição.


cúrcuma
Cúrcuma

Então, vamos para receita!

Receita:
1 xícara pequena de água (sem ser muito cheia)
1 limão (ou ½ limão ou até apenas umas gotinhas de limão, vai do seu paladar)
1 colherinha de café de cúrcuma ou açafrão em pó (pode ralar a raiz também se você preferir e tiver disponível)
1 pitada de sal marinho ou sal rosa (atualizado: não usamos mais o sal rosa! Para saber mais, clique aqui e veja o que a querida Conceição Trucom fala sobre o tema. Nós já fizemos o teste! E havia bastante areia e resíduos no nosso sal rosa do Himalaia).
Pequenos pedaços de gengibre
Como preparar:
Coloque a água com os pedacinhos de gengibre para amornar no fogão.
Esprema o limão no copo, acrescente a cúrcuma, a pitada de sal marinho
Junte a água e misture tudo. Tome em seguida, ainda morno!

*O limão é importante para alcalinizar o corpo. Apesar do que muitos de nós pensávamos, o limão não é ácido. Pelo contrário! Ele é um dos melhores alimentos para alcalinizar o organismo. Um organismo com o PH mais equilibrado, mais alcalino, não fica tão suscetível a doenças.

*O gengibre e a cúrcuma tem alto poder anti-inflamatório. E o melhor de tudo é que são opções naturais! Um chá de gengibre também é ótimo!

*Essa receita está da forma que EU faço. Você vai encontrar outras por aí. Siga o que seu corpo pedir! Faça suas adaptações.

*Não caia no mito do "limão com bicarbonato"! Saiba mais aqui!

*Sobre a pitadinha de sal na receita: leia aqui!





Aqui em casa essa receita já ganhou até apelido!
É a “canjinbrina” hahahaha
Uma espécie de “levanta tudo”, principalmente o ânimo e a imunidade! ;)

Sobre a “água com limão” e sua fama de “emagreça já”

Trouxe para vocês um texto do médico Dr. Barakat, postado em suas redes sociais. Além disso, recomendo muito a leitura do site “Doce Limão” da Conceição Trucom!

“Muito consumido no Brasil em pratos doces e salgados, o limão é pouco calórico, fonte de vitaminas A, C e E, minerais como fósforo, potássio, cálcio e magnésio. Ajuda a manutenção da saúde dos ossos, tecido conjuntivo e cartilagem, fortalece a imunidade e ainda protege as células dos radicais livres, graças ao seu poder antioxidante[1][2]. Também é rico em pectina, fibra que contribui para o bom funcionamento do intestino.
Apesar de conter o ácido cítrico, o limão contém propriedades alcalinizantes. O estômago é ácido e não vai alcalinizar. O que ocorre é que, em contato com o limão, o corpo produz citrato de sódio (sal alcalino) o que o torna um alimento alcalinizante. Os diversos sais do limão se convertem em carbonatos e bicarbonatos de cálcio, potássio, entre outros, que aumentam a alcalinidade do sangue.
🔆Alguns benefícios:🔆
🍏Digestão: alivia distúrbios gástricos e estimula a produção da bile.
🍏Diurético: ajuda no processo de eliminação de toxinas, por aumentar a diurese, evitando problemas renais
🍏Saúde em dia: por conter vitamina A, C e E ajuda a combater os radicais livres, fortalecendo a imunidade.
🍏Cicatrizante: a vitamina C ajuda na cicatrização
A água com limão também contribui para manter o corpo hidratado e o bom funcionamento do sistema linfático.
O que tenho percebido é que a mídia tem vendido a ideia de que a água com limão é capaz de promover a perda de peso sozinha. Entendam, nem ela, nem nenhum outro tipo de alimento sozinho faz milagre e NÃO substitui refeições. Não foque no emagrecimento, e sim, em reeducação alimentar, basear suas refeições nos nutrientes que pode extrair dela. É o conjunto de atitudes: alimentação, exercícios físicos, controle do sono e estresse; equilíbrio corpo, mente, espírito. E os resultados disso são sinônimos de saúde.
A escolha é sua!"
✍️Referências:
[1] Extraído do site http://nutritiondata.self.com/facts/fruits-and-fruit-juices/1938/2 em 12/07/2017.
[2] ARAS, Bekir et al. Can lemon juice be an alternative to potassium citrate in the treatment of urinary calcium stones in patients with hypocitraturia? A prospective randomized study. Urological research, v. 36, n. 6, p. 313, 2008.

Brincadeiras à parte, espero que tenha gostado!

É sempre bom procurar receitas e formas naturais para auxiliar nosso organismo.

Paz e Bem!

Ana Carolina Reis


Fontes:

"Dez benefícios da cúrcuma e da curcumina" - Flávio Passos em: https://goo.gl/4sPJgS 

Dr. Barakat https://goo.gl/4oesDJ

Conceição Trucom https://goo.gl/B7YTkU 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

25 Filmes para expandir a consciência

25 Filmes para expandir a consciência Filmes – Expansão da consciência – Documentários – Física Quântica – Despertar – Curadores – Nova Terra – Filmes espíritas Olá! Gratidão por ter você aqui novamente! Feriado chegando, e nada melhor do que uma lista de filmes para assistir com a família, amigos ou na melhor companhia de todas: a sua com você mesmo. Pensando nisso, preparamos mais uma lista filmes com temas de expansão da consciência, espiritualidade, a Nova Terra, despertar coletivo, dentre documentários, filmes “sessão da tarde”, indo até alguns mais densos e com cenas impactantes. Ou seja, tem para todos os gostos! Aproveite e compartilhe! Afinal, tudo que consumimos, influencia na nossa vida, na nossa saúde e na nossa evolução como seres neste planeta. Já parou para pensar com o que tem alimentado seu conhecimento? Não é apenas com a comida que devemos ter atenção. Mas também com o que lemos, assistimos e assimilamos de alguma forma em nossos corpos fí

Porque as pessoas se afastam?

Olá, se você chegou até este texto, deve estar se questionando porque algumas pessoas se afastam, ou porque algumas amizades esfriam, brigas acontecem, pessoas mudam, relações se quebram, etc e etc. Para muitas pessoas, isso até passa um pouco despercebido, algo natural da vida. Mas para outras, é quase como uma tortura, um questionamento interno que teima em brotar no meio dos pensamentos. Quando você começa a entrar nesse mundo do autoconhecimento, a prestar mais atenção no momento presente, a sentir a sutileza dos sinais que vida te dá, a não se prender nem se preocupar muito com situações e coisas que acontecem no dia a dia, você consegue começar a entender o porquê de algumas pessoas não estarem mais na sua vida. Ninguém aparece na sua vida por um simples acaso. Nem mesmo aquela pessoa que sentou do seu lado no transporte público, e falava ao telefone exatamente sobre aquele assunto que você vinha pensando por semanas em como resolveria. Aquela pessoa veio te trazer s

Os 7 Principais Chacras

Olá! Gratidão por ter você aqui! Esse texto surgiu de uma série de postagens no nosso Instagram @evoluirjuntos em parceria com o Espaço Aroma de Flor Terapias Alternativas @aromadeflorterapias , para explicar o que são os chacras ou chakras e quais são os 7 principais deles! Assim, você pode saber qual a importância disso na sua vida e ter dicas de como equilibrar cada aspecto em desequilíbrio. Esse texto foi escrito de forma bastante simples, para que todos possam compartilhar! O que são chakras? Você já ouviu falar de “chakras” ou “chacras”? Trazendo para a nossa língua, podemos traduzir como “Centro de Energia” ou simplesmente “Roda” que é a palavra de tradução literal do sânscrito (a língua ancestral da Índia e do Nepal). Nós não somos apenas um corpo físico, mas também, assim como todo o restante do Universo, somos energia . Esta energia, se manifesta em vários níveis: a matéria, formada pelos átomos que é o seu corpo físico (esse mesmo aí que você