Água com limão e cúrcuma: para que serve?

By Evoluir Juntos - julho 14, 2017



Olá! Gratidão por você ter vindo até aqui!

A receita de hoje não é nenhuma "receita milagrosa" que vai prometer curar doenças ou fazer emagrecer. Mas sim, uma bela ajuda ao para o seu organismo que, combinada com outros hábitos saudáveis, vai "dar um up" na sua imunidade, espantar resfriados, melhorar a digestão de alimentos e alcalinizar seu corpo.

Eu já fazia essa bebida de manhã, desde que começou o friozinho. Eu comecei a fazer apenas na tentativa de juntar alguns ingredientes que usava todo dia, numa receita só. Mas há alguns dias, eu vi que tem vários terapeutas, especialistas em Ayurveda e outras pessoas também recomendando.

A água morna com limão já famosa por aí (também já indicamos ela como um dos hábitos saudáveis para sua manhã aqui), e faz muito bem pro organismo mesmo! Eu já acostumei e nem sinto o "azedinho" do limão. Na verdade, acho uma delícia e sinto falta quando não tem limão em casa (Veja mais detalhes e dicas no final do texto).

Mas o que deixa a bebida com essa cor alaranjada linda aí da foto? Sim, a cúrcuma! Conhecida também como açafrão da terra.

A curcumina, componente da cúrcuma, tem propriedades anti-inflamatórias, anti-oxidantes, reduz o risco de doenças cardíacas além de outros benefícios. Você encontra facilmente nas feiras, mercados, lojas de produtos naturais. É um tempero usado em praticamente todos os pratos indianos. O famoso “curry” também possui a cúrcuma na sua composição.


cúrcuma
Cúrcuma

Então, vamos para receita!

Receita:
1 xícara pequena de água (sem ser muito cheia)
1 limão (ou ½ limão ou até apenas umas gotinhas de limão, vai do seu paladar)
1 colherinha de café de cúrcuma ou açafrão em pó (pode ralar a raiz também se você preferir e tiver disponível)
1 pitada de sal marinho ou sal rosa (atualizado: não usamos mais o sal rosa! Para saber mais, clique aqui e veja o que a querida Conceição Trucom fala sobre o tema. Nós já fizemos o teste! E havia bastante areia e resíduos no nosso sal rosa do Himalaia).
Pequenos pedaços de gengibre
Como preparar:
Coloque a água com os pedacinhos de gengibre para amornar no fogão.
Esprema o limão no copo, acrescente a cúrcuma, a pitada de sal marinho
Junte a água e misture tudo. Tome em seguida, ainda morno!

*O limão é importante para alcalinizar o corpo. Apesar do que muitos de nós pensávamos, o limão não é ácido. Pelo contrário! Ele é um dos melhores alimentos para alcalinizar o organismo. Um organismo com o PH mais equilibrado, mais alcalino, não fica tão suscetível a doenças.

*O gengibre e a cúrcuma tem alto poder anti-inflamatório. E o melhor de tudo é que são opções naturais! Um chá de gengibre também é ótimo!

*Essa receita está da forma que EU faço. Você vai encontrar outras por aí. Siga o que seu corpo pedir! Faça suas adaptações.

*Não caia no mito do "limão com bicarbonato"! Saiba mais aqui!

*Sobre a pitadinha de sal na receita: leia aqui!





Aqui em casa essa receita já ganhou até apelido!
É a “canjinbrina” hahahaha
Uma espécie de “levanta tudo”, principalmente o ânimo e a imunidade! ;)

Sobre a “água com limão” e sua fama de “emagreça já”

Trouxe para vocês um texto do médico Dr. Barakat, postado em suas redes sociais. Além disso, recomendo muito a leitura do site “Doce Limão” da Conceição Trucom!

“Muito consumido no Brasil em pratos doces e salgados, o limão é pouco calórico, fonte de vitaminas A, C e E, minerais como fósforo, potássio, cálcio e magnésio. Ajuda a manutenção da saúde dos ossos, tecido conjuntivo e cartilagem, fortalece a imunidade e ainda protege as células dos radicais livres, graças ao seu poder antioxidante[1][2]. Também é rico em pectina, fibra que contribui para o bom funcionamento do intestino.
Apesar de conter o ácido cítrico, o limão contém propriedades alcalinizantes. O estômago é ácido e não vai alcalinizar. O que ocorre é que, em contato com o limão, o corpo produz citrato de sódio (sal alcalino) o que o torna um alimento alcalinizante. Os diversos sais do limão se convertem em carbonatos e bicarbonatos de cálcio, potássio, entre outros, que aumentam a alcalinidade do sangue.
🔆Alguns benefícios:🔆
🍏Digestão: alivia distúrbios gástricos e estimula a produção da bile.
🍏Diurético: ajuda no processo de eliminação de toxinas, por aumentar a diurese, evitando problemas renais
🍏Saúde em dia: por conter vitamina A, C e E ajuda a combater os radicais livres, fortalecendo a imunidade.
🍏Cicatrizante: a vitamina C ajuda na cicatrização
A água com limão também contribui para manter o corpo hidratado e o bom funcionamento do sistema linfático.
O que tenho percebido é que a mídia tem vendido a ideia de que a água com limão é capaz de promover a perda de peso sozinha. Entendam, nem ela, nem nenhum outro tipo de alimento sozinho faz milagre e NÃO substitui refeições. Não foque no emagrecimento, e sim, em reeducação alimentar, basear suas refeições nos nutrientes que pode extrair dela. É o conjunto de atitudes: alimentação, exercícios físicos, controle do sono e estresse; equilíbrio corpo, mente, espírito. E os resultados disso são sinônimos de saúde.
A escolha é sua!"
✍️Referências:
[1] Extraído do site http://nutritiondata.self.com/facts/fruits-and-fruit-juices/1938/2 em 12/07/2017.
[2] ARAS, Bekir et al. Can lemon juice be an alternative to potassium citrate in the treatment of urinary calcium stones in patients with hypocitraturia? A prospective randomized study. Urological research, v. 36, n. 6, p. 313, 2008.

Brincadeiras à parte, espero que tenha gostado!

É sempre bom procurar receitas e formas naturais para auxiliar nosso organismo.

Paz e Bem!

Ana Carolina Reis


Fontes:

"Dez benefícios da cúrcuma e da curcumina" - Flávio Passos em: https://goo.gl/4sPJgS 

Dr. Barakat https://goo.gl/4oesDJ

Conceição Trucom https://goo.gl/B7YTkU 

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários