6 dicas para você evoluir!

By Evoluir Juntos - abril 07, 2017



Olá! Esperamos que esteja tudo bem com você!

Como podem ver pelo título do Blog, esse é um espaço de Evolução! E aqui estamos buscando uma constante evolução: não só física (não, não somos mais um "casal fit" para te dizer como ficar sarado), mas também pessoal, espiritual (não se trata de religião), profissional, enfim! Evoluir como casal e como seres humanos.

sozinho montanhas reflexão

Talvez você já tenha ouvido falar em "procrastinação" (procrastinar = "adiar alguma ação útil ou importante que você poderia fazer agora. Algumas pessoas adiam decisões e ações por dias, meses, anos, e até mesmo por uma vida inteira, gerando insatisfação, ansiedade e outras consequências" - André Lima). É o famoso "deixar para depois". Acontece, que todos nós fazemos isso alguma vez. Não é o mais aconselhável, ficar enrolando e adiando tudo, mas faz parte do aprendizado superar isso.

Descobrir o que tem te paralisado, onde você deixou de confiar em si mesmo, se você tem seguido as suas vontades e sonhos, ou tem tentado agradar o outro. Já pensou nisso? Toda sua vida é resultado das suas escolhas. Não culpe o governo, a crise política, os seus pais, sua esposa ou marido, seu cachorro, a escola, a igreja e etc. Você pode mudar o que não te agrada. "Você não é uma árvore, então mova-se!" (já ouvi essa frase em alguns lugares, não sei se tem autor).

conhecimento

Nesse tempo temos aprendido muito! Seja através de livros, vídeos, aulas, meditações, caminhadas, diálogos, interações com pessoas, pensadores, erros, acertos, cursos, ideias novas, ansiedades, dores... Tudo isso vem fazendo parte da nossa evolução. E a meta é parar de enrolar e sair da zona de conforto! ;)

"Zona de conforto": "é a combinação de várias mentiras paralisantes com prazo de validade vencido" (Paulo Vieira no livro "O Poder da Ação"). É onde encontramos desculpas para não fazer aquilo que sabemos que precisamos fazer.

Então estou aqui pra te dizer que: se você tem um projeto novo (seja um Blog, seja empreender, vender bombons, montar uma academia, abrir uma fábrica de bolinhas de algodão doce! Sei lá! Algo que talvez seja bem louco para os outros, mas não para você), se sente que é isso que você quer e que pode dar certo, mas tem medo, vá com medo mesmo!

"Pode correr risco
Arriscado sempre é
Só não pode o medo te paralisar."
Humberto Gessinger.



Texto com trilha sonora ;)

Então vamos para as dicas:

1 - Exercício para aumentar o foco - esse tipo de exercício, nos ajuda a viver o momento presente, a estar no "agora". Já parou para pensar que sua felicidade é agora? Não é o "ah, só vou ser feliz quando tiver o emprego X e ganhar Y de salário" ou "só quando me aposentar" ou "só quando chega a sexta-feira". Quem determinou isso? Não é você que deveria determinar quando está feliz? Para quê esperar? Sua vida é agora.
É também uma maneira de te ajudar a focar no que importa. Se você é daquele tipo de pessoa (como eu) que acha que tem a "mania de fazer tudo ao mesmo tempo", está precisando trabalhar um pouquinho o seu foco. Fazer mil coisas ao mesmo tempo, resulta às vezes em algo mal feito ou em nunca terminar algo. Então vamos lá, respira fundo e saiba que temos todo o tempo do mundo.

*Exemplo: sente-se de maneira confortável, deixando a coluna reta. Crie uma frase positiva como "eu sou calmo e paciente" ou "está tudo bem" ou outra que se adeque ao seu caso. Repita (em silêncio ou não) para você mesmo algumas vezes. Primeiro com os olhos abertos e depois feche os olhos e continue repetindo. Deixe as palavras tomarem conta de você. Só respire e sinta as palavras. Deixe os pensamentos passarem e volte a atenção para a sua frase. É como se você estivesse ouvindo um disco repetidas vezes. Você pode até gravar a sua frase e escutá-la. Comece com poucos minutos, e com o passar do tempo vá aumentando a duração do exercício. Só isso! Bem fácil né?! *Pode ser feito em qualquer lugar! Em casa mesmo!

meditando

2 - Faça uma limpeza - na sua rotina, na sua vida, nos seus hábitos. Por exemplo, pare de assistir jornais, novelas, ler notícias ruins (sim, a mídia parece que só fala disso). Dê um tempo e sinta o resultado. Não entre naqueles assuntos de fofoca e reclamação no trabalho ou onde você estiver. Puxe boas conversas, tente isso. Na dúvida, não fale nada, só observe.

3 - Fique uma semana sem reclamar - faça esse teste/desafio! Para alguns pode ser bem difícil, mas vale a tentativa. Se você está aí achando que não reclama, comece a se observar. Um palavrão quando acontece algo, um comentário sobre o engarrafamento, um "isso é um absurdo!" numa conversa, o preço do mercado que está muito alto, o motorista do ônibus é muito lento, "isso sempre acontece comigo!" (O mundo não está contra você. Só se você desejar isso), etc.

gratidão

4 - Gratidão - seja grato pelo que você já tem! Inclusive as pequenas coisas. Por ter comida, por ter uma cama, família, amigos, roupas para vestir, por saber ler, por ter acesso a Internet, pelo seu corpo, seus olhos, suas boas lembranças, seu aprendizado, pelo sol, pela chuva, eu poderia ficar aqui citando muitos exemplos!
"Seu cérebro não faz diferença  entre o que você imagina e o que você vive de verdade" (Wallace Liimaa). E se então você imaginar e visualizar o que você deseja, e já se sentir grato por isso? Seu maior sonho, o trabalho que você quer, uma viagem! Escrever também ajuda muito nesse processo!

5 - A mágica da escrita - escrever sua lista de gratidão todos os dias te trás mais coisas pelas quais ser grato. Você se concentra naquilo que está escrevendo, sua energia muda. Pega aquele caderno que está parado na estante ou na gaveta, e coloca suas ideias nele! Coloca o que você deseja, coloca seus aprendizados, suas metas. No "velho" modo mesmo: escrita a mão! Se preferir por meio eletrônico, também é bom, claro!

coffee notebook

6 - Conteúdos gratuitos na Internet - se você trabalha, tem um emprego ou é dono do seu negócio por exemplo, e você reservar 1 hora do seu dia para aprender mais sobre aquilo, não acha que já agregaria valor? E se você não tem um trabalho ainda, está mudando de carreira, está procurando algo novo, nada melhor do que aprender concorda?
Hoje em dia temos a sorte de termos acesso a Internet! (Quem é da época da Enciclopédia sabe do que eu to falando! hehehe) O YouTube, por exemplo, está cheio de pessoas com conteúdos gratuitos maravilhosos para te ajudar! Tutoriais, receitas culinárias, cursos grátis, técnicas novas, meditações, dicas para empreender, motivação, filmes, documentários! Existem muitos coaches (o profissional que desenvolve o coaching, uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional) online hoje em dia.
Procure pela sua área de interesse e com certeza vai ter alguém! Se não tiver, que ótimo! É a oportunidade para você mesmo pode criar!

conhecimento computador

Essas 6 dicas são algumas das coisas que tem nos ajudado muito na nossa evolução! Esperamos que possa ajudar você também. E lembre-se que tudo tem seu tempo! Não force nada (mas saiba distinguir isso daquela vontadezinha de ficar no sofá ao invés de ir praticar uma atividade física - olha a zona de conforto aí novamente).

Gratidão por ter vindo até aqui! (Se você atraiu esse texto, e não sabe nem como veio parar aqui, reflita! Sempre temos algo para aprender).

Hoje, no Dia Mundial da Saúde, reflita sobre um dos requisitos para ser saudável: a saúde da sua mente. Se dê esse presente!

Compartilhe essas ideias com quem você achar que fará a diferença.

Paz e bem!

Ana Carolina


*Dica Bônus: leia "O propósito - a coragem de ser quem somos", último livro de Sri Prem Baba. Eu sou meio suspeita para falar porque sou apaixonada por esse livro. Carrego ele comigo para todo lado. É aquele tipo de livro que te faz repensar, refletir. Tenho a impressão de que todos os pais deveriam ler para saber o que dizer a seus filhos. E de que todo ser humano deveria se atentar para o autoconhecimento (independente de ter filhos ou não). Ele te desperta! Te acorda! Mas de forma sútil. E, na verdade, o livro é um instrumento, quem "desperta" é você. Se você quiser e estiver pronto. Não se preocupe, ele não tem nada de religião. Vale a pena pesquisar ;)

O proposito

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários