4 dicas práticas para lidar com a ansiedade

By evoluirjuntos - junho 21, 2017



Olá! Gratidão por você estar aqui!

Muita gente passa por momentos de ansiedade na vida.

Acontece, que nos dias de hoje, a própria tecnologia pela qual você está lendo esse texto agora, também pode causar certa ansiedade.

Temos muita informação, que consumimos em muito pouco tempo. Mil coisas acontecem a todo momento em todo o mundo, e graças a Internet nós temos acesso quase que imediato a essas notícias.

São milhares de vídeos para assistir, textos para ler, aulas para aprender, notícias, acontecimentos, músicas novas, filmes, etc.

ansiedade tempestade

Além disso, a própria vida agitada nas grandes cidades pode gerar ansiedade. Ou a mudança de trabalho, de faculdade, de escola; um novo empreendimento; uma mudança de cidade; um novo relacionamento, etc.

Algumas pessoas são um pouco mais agitadas por natureza. Tentam fazer mil coisas ao mesmo tempo, fazem listas e mais listas e acabam não cumprindo tudo o que se propuseram. É uma cobrança de você com você mesmo. E lá vem a ansiedade de novo te atrapalhar.
Então, pare... Respire...

Dica 1 - Respiração consciente

respirar dont stop
"Não pare de respirar"

Uma das técnicas que eu tenho usado é a respiração. Simples né, todo mundo precisa disso!

Tomei mais consciência disso depois de participar de um evento chamado "Acredita E Medita" da coach Paula Abreu. Uma das palestras foi com o Ruy Marra, que hoje é campeão brasileiro e recordista mundial de voos duplos com asa delta mas que antes disso tudo tinha medo de altura! Ele trabalha com um pesquisadores da UFRJ e tem uma linha de pesquisa em respiração e meditação para pessoas com ansiedade e depressão.

No evento, ele contou um pouco da história dele, dos voos, do resultado do pensamento e atitudes positivas nas pessoas, e deu dicas de respiração.

Você para e presta atenção na sua respiração ao longo do dia? Pois então comece.

Uma das técnicas que eu uso é puxar o ar (pelo nariz) por 4 segundos, segurar por mais 4, soltar por mais 4, e reter mais 4 segundos. Isso varia muito de pessoa para pessoa e depende da capacidade pulmonar de cada um.

meditando mulher lago

Você pode procurar vídeos no YouTube, pode usar a ajuda de algum especialista, ou pode instalar um aplicativo para te auxiliar!

Eu uso o app "Respiração prânica" disponível para Android (não é propaganda! Eu apenas gosto do aplicativo mesmo hehehe). O que é bom, a gente compartilha!


Dica 2 - Escreva, anote, rabisque

escrevendo diario


Uma das coisas que mais me ajuda é escrever. Eu anoto o que preciso fazer, datas, coloco na agenda e faço pequenas (não adianta exagerar) listas dos afazeres.

Uma dica que aprendi com o Espaço Luz durante uma das nossas sessões online de terapia, é a de anotar as 3 principais coisas que preciso fazer no dia. Coloco como prioridade. Anoto as 3 na agenda ou num caderninho. Isso restringe aquelas mil coisas que você queria fazer no dia, mas que nem sempre é possível (temos todo tempo do mundo! Para que correr?).

A escrita também é excelente para tirar aquele excesso de ideias e pensamentos da cabeça. Ter um caderno para anotar suas ideias, como se sente, pelo quê você é grato. Tudo que você vai escrevendo, vai vibrando na frequência do que você deseja. Por isso você já deve ter escutado por aí, que escrever ajuda na Lei da Atração. Mas aí vale ter um caderno apenas para isso! Não vai misturar com seus desabafos, ideias de trabalho e listas de afazeres!

Dica 3 - Ritual matinal

cama livro

O que você faz quando acorda? Pula da cama e já sai correndo para começar seu dia agitado?
E se você conseguisse estabelecer um pequeno ritual matinal? Não tem nada a ver com religião. São apenas algumas atitudes que você pode adotar para começar o dia mais calmo, concentrado e confiante.

A inspiração vem de um livro: "O milagre da manhã" de Hal Elrod. Segundo o autor, a mudança de hábitos e o estabelecimento de uma rotina matinal pode proporcionar melhorias significativas em várias áreas da vida como na saúde, no trabalho, nos relacionamentos, na vida financeira, na espiritualidade, etc. (*Rola a página até o final que tem um vídeo legal sobre o assunto!)

Para entender melhor, uma rotina nos moldes que o Hal Elrod fala, seria, quando acordar você, por exemplo: 
1 - ficar 5 minutos em silêncio (como uma meditação, ficar em silêncio para ouvir sua intuição, ouvir as respostas que você tanto pede, ficar sem aquele monte de pensamentos o tempo todo na sua mente); 
2 - praticar 5 minutos de afirmações positivas (você pode criar afirmações positivas "eu sou saudável" ou "eu sou corajoso e confiante" ou "tudo que eu preciso vem até mim", etc! As possibilidades são infinitas!); 
3 - praticar 5 minutos de visualização (visualize os seus sonhos e suas metas se concretizando, visualize aquela viagem que você tanto quer, visualize seu corpo do jeito que você gostaria que fosse, etc); 
4 - exercícios físicos por 20 minutos (você pode praticar um alongamento, yoga, abdominais, pular corda... sei lá!); 
5 - 20 minutos de leituras inspiradoras (pegue um livro que te inspire, que tenha boas ideias, te traga boas sensações e leia); 
6 - escrever por 5 minutos (olha o caderninho aí! Aproveita esse horário para anotar as respostas que vieram dos seus minutos em silêncio, ou como você se sente, pelo que você é grato no dia de hoje, etc),

No total, esse ritual teria 1 hora de duração. Mas calma! Não precisa fazer igualzinho a ele para ter resultados!

Eu, por exemplo, já mudei essa rotina algumas vezes. E o tempo, você adapta para o que você tem disponível! Não precisa utilizar 1 hora, se você não tiver como fazer isso porque tem seu trabalho, filhos ou outro compromisso. Mas tente acordar uns 10 minutinhos mais cedo e começar aos pouquinhos.

diário reflexão ritual

Atualmente, eu acordo, lavo meu rosto, faço pelo menos 1 minuto de silêncio (às vezes mais), faço alguns minutos de visualização das minhas metas (imagino como se já tivesse alcançado tudo que desejo com o maior número de detalhes possível), repito as frases e a oração completa do Ho'oponopono, e por último anoto algumas coisas no meu caderno.

Basta querer, que você faz. Nem que seja fazendo apenas uma das atividades. Pelo menos 1 minuto de silêncio dá pra fazer né? Ou você não tem 1 minuto para você? Se sua resposta for não, melhor repensar um pouco sua rotina porque deve estar aí a causa da sua ansiedade.

Dica 4 (dica de ouro) - Música!

música fone café relax

Essa música específica tem um poder comprovado e testado contra a ansiedade.

Tanto, que ela foi veiculada na mídia com a manchete "Neurocientistas descobrem canção milagrosa capaz de reduzir a ansiedade em 65% dos pacientes".

O Mindlab International do Reino Unido foi quem fez a pesquisa para saber qual tipo de música deixa as pessoas mais relaxadas. Os neurocientistas deram alguns quebra cabeças, de níveis avançados, para algumas pessoas resolverem e enquanto isso elas seriam monitoradas por sensores ligados aos seus corpos.

Algumas músicas foram colocadas enquanto as pessoas resolviam os desafios. E a música que teve o melhor resultado, reduzindo até 65% dos sintomas de ansiedade dos participantes, foi essa aqui:



E é essa música que eu estou escutando nesse momento, enquanto escrevo aqui no blog.

Adquiri o hábito de colocar músicas inspiradoras, mantras, sons da natureza e sons de meditação enquanto trabalho nos últimos meses. Percebi que me acalmava e me trazia mais criatividade e paciência.

Se partirmos do princípio de que tudo é energia (inclusive nós mesmos), e que tudo vibra em uma determinada frequência, a música que você ouve tem total efeito sobre o seu dia, sobre seu corpo, sua vida.

Existem diversos áudios gratuitos na Internet com frequências 432 Hz, frequências Solfeggio, etc. Cada frequência tem um efeito. Vale a pena pesquisar mais sobre isso, sobre a musicoterapia.

A dica então é: escute essa música quando se sentir ansioso (a), ou coloque para tocar antes de dormir, pela manhã, para trabalhar, ou como preferir. Utilize outras músicas também! Há quem diga que quando estamos muito agitados, deveríamos procurar músicas calmas. E quando estamos muito sonolentos, deveríamos buscar músicas mais animadas. Então, vai no que te deixa feliz!

Coloque uma música animada no seu ritual matinal também! Algo que te faça sorrir e dê vontade de dançar. ;)


Resumão para quem está ansioso e não leu o texto inteiro:

1 - Respire, separe um tempinho para você, baixe um aplicativo de respiração ou meditação (tem dica no texto);

2 - Escreva suas ideias, suas tarefas, faça uma agenda, use papel de preferência (deixe o celular e o notebook para exceções).

3 - Não pule da cama! Faça seu próprio ritual, fique em silêncio por um minuto, leia um livro, respire mais um pouco.

4 - Ouça sua música favorita quando estiver ansioso, procure um música relaxante no YouTube ou baixe essa música que reduz até 65% dos sintomas de ansiedade! (Sim, existem programinhas que baixam música direto do YouTube).


Espero que essas simples dicas possam te ajudar.

Nós vamos aprendendo algumas maneiras de lidar com a ansiedade e outras adversidades com o tempo.

Se sentir necessidade, procure uma terapia, um livro, um grupo de apoio, um ombro amigo. ;)

O importante é se sentir bem na caminhada! Não espere o amanhã para se sentir feliz.
A felicidade não vem quando você busca por ela, mas sim quando você está relaxado, vivendo o momento presente.
Gratidão por ter vindo até aqui!

Compartilhe suas ideias com a gente nos comentários!

Paz e Bem

Ana Carolina


Vídeo:


  • Share:

You Might Also Like

0 comentários